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O mercado retomou as atividades e algumas empresas estão retomando suas atividades. Como tornar essa volta ao trabalho mais confortável, produtiva e segura?

Desde agosto o mercado passou a retomar aos poucos as atividades de modo a gradualmente voltar a funcionar. Os colaboradores retornam aos escritórios e as lojas reabrem suas portas. Certamente com algumas medidas restritivas criadas para impedir a propagação do vírus, mas não do estabelecimento de funcionar. O que é um bom sinal para empreendedores e funcionários. 

4 minutos de leitura.

4 dicas para tornar a volta ao trabalho menos estressante

A preocupação entretanto é que a pandemia, segue sem uma vacina ou medicação preventiva, e o vírus segue a se propagar quando em contato com demais pessoas. Essa retomada de mercado pode ainda expor as pessoas a níveis ainda maiores de propagação. 

Nós entendemos como todas essas mudanças e instabilidades são estressantes para qualquer pessoa e por esse motivo, separamos 4 dicas para tornar a volta ao trabalho ainda mais produtiva e menos estressante, claro!

Dica 1: Saúde em primeiro lugar sempre

Em momentos de pandemia nem é necessário dizer o quanto o cuidado com a saúde deve ser redobrado, né? Mas além de redobrar os cuidados, é preciso estar ciente de que a volta ao trabalho precisa também ser gradativa. Por esse motivo, qualquer sintoma que tiver, seja ele qual for, notifique a sua gerência e opte por trabalhar de casa até que se recupere. 

Todo cuidado é pouco e por isso a prevenção de propagação de vírus deve ser controlada e assistida. Quanto gestor, apoie sua equipe e se necessário avalie quando a necessidade de trabalhar remoto for requerida por motivos de saúde. 

Para aqueles que se deslocam ao trabalho de transporte público, muitas vezes manter o distanciamento social pode ser uma tarefa complicada, mas sempre que puder manter o distanciamento social, faça o melhor que puder para acatar a essa medida ainda que seja difícil. 

Alimente-se bem e mantenha-se hidratado sempre que puder. A recomendação médica é de 2 litros de água por dia. Faça uma pausa para beber água de vez em quando, além de ajudar seu emocional com uma pausa, você ainda fará a manutenção da sua saúde.

Mantenha seu corpo sempre em movimento. Após longos períodos em casa, a gente passa a criar novos hábitos, e saindo dessa zona de conforto esses hábitos são questionados e essa mudança pode incomodar seu corpo causando dores musculares.  Uma forma de evitar desconfortos e realizar a manutenção da sua saúde é levantar da mesa do escritório por alguns minutos para esticar as costas ou caminhar até o banheiro para movimentar seu corpo.

Dica 2: Pratique a Comunicação Não-violenta

Comunicação não-violenta, trata-se do entender que às vezes a forma que você se comunica pode ferir a outra pessoa e então trabalhar para melhorá-la. 

Todos passamos por momentos muito instáveis. Cada indivíduo lida com mudanças de forma diferente, além de equilibrar essas mudanças também na vida pessoal, profissional e social o que pode adicionar ao desafio mais alguns obstáculos. Por esse motivo, avalie a forma como você se comunica com as pessoas ao seu redor. Entenda que nessa retomada ao trabalho a empatia deve ser utilizada como guia na hora de expressar suas opiniões. 

Entenda que a ideia não é de forma alguma, impedir que você tenha total liberdade de expressão para expor suas ideias, mas discernimento pode ser um divisor de águas na comunicação. 

Seja claro com seu gestor sobre as suas necessidades e sincero sobre como encontrar em conjunto uma forma de resolvê-los em conjunto. Comunique-se de forma clara e empática. Isso certamente tornará a volta ao trabalho muito mais leve para todos na equipe também.

Dica 3: Respire fundo

Como seres humanos, é normal se sentir sobrecarregado(a) com tanta coisa acontecendo e a gente te entende, acredite. Nossa dica é que respire fundo, sempre que sentir que as coisas podem estar saindo um pouquinho do controle. 

Um exercício legal de fazer sempre que se sentir sobrecarregado(a) é que se respire fundo segurando a respiração por 4 segundos na inspiração e só então expirar prestando a atenção nas coisas ao seu redor, uma árvore, um mouse, a planta dos seus pés ou qualquer coisa em que possa focar sua atenção utilizando os sentidos: Tato, Olfato, paladar, visão, audição e etc.  

Entenda que todos passamos por situações parecidas e é preciso que você esteja bem para que a volta ao trabalho aconteça com mais leveza para você e sua família também.

Dica 4: Peça ajuda!

Se ainda assim, você sentir que não está sabendo exatamente como lidar com o estresse do momento e não está encontrando formas suficientes para aliviar a tensão de estar em contato com outras pessoas, talvez seja hora de contar com a ajuda de profissional. 

Um profissional psicoterapeuta poderá te apoiar a encontrar formas de aliviar o estresse que te sobrecarrega, além de ser um espaço seguro para conversar sobre as coisas que te afligem de forma a encontrar maneiras de solucionar o que antes parecia um problema insolucionável. 

Sempre que possível, também pratique um hobby, exercício físico que envolva seus sentidos e que te faça distrair ainda que por alguns minutos daquilo que te aflige. Como uma caminhada no sábado pela manhã, uma arte manual, musica e diversas outras atividades, escolha a que melhor se encaixe no seu perfil.

Dica Bônus:

E por último, mas não menos importante: Saiba separar vida profissional da vida pessoal. Pode até parecer clichê mas é mais do que necessário reforçar que fora do trabalho, você possui uma vida pessoal e social que também precisa de manutenção. 

Ligue para seus amigos, mantenha-se em contato, faça atividades em conjunto com sua família, filhos, cônjuges e mantenha sempre a manutenção da sua saúde mental em dia para que sua vida tenha mais equilíbrio e leveza também. 

Esperamos que este conteúdo te traga um pouco mais de conforto para a volta ao trabalho. Lembre-se de cuidar de você primeiro. E não esqueça de seguir acompanhando nosso blog e redes sociais para mais conteúdos como estes. 

Até a próxima!

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