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Como fazer com que seus colaboradores tenham orgulho de vestir a camisa e trabalhar na sua empresa?

Vestir a camisa da empresa pode até parecer um termo que ficou repetitivo para você, de tanto que profissionais de recursos humanos rasgam essa frase em palestras e workshops. Mas queremos falar do tema de forma real. Vem com a gente?

8 minutos de leitura.

Vestir a camisa da empresa

Com o passar do tempo, o termo “Vestir a camisa da empresa” foi explorado com muita frequência pelos profissionais do setor de Recursos humanos. Isso porque a busca por profissionais comprometidos com as metas e objetivos da empresa sempre foi um dos grandes desafios das áreas de RH.

Resolvemos trazer para você este tema em detalhes, porque acreditamos que exista sim uma forma de engajar seus colaboradores ao nível de “vestirem a camisa da empresa” e se tornarem grandes promotores da sua marca, além de ser só uma frase bonita e motivacional.

O que o termo “Vestir a camisa” significa?

Quando você ouve esse termo, a primeira coisa que pode passar pela sua cabeça é ‘time de futebol’ e acredite, o termo vestir a camisa não está totalmente desconectado dessa visão. Pois em campo, um time de futebol só funciona e leva a vitória, se cada um souber o seu papel no das quatro linhas e trabalhar em equipe em busca do resultado, que é o objetivo do time com a vitória. Certo?

No mundo corporativo, além de uma forma de engajar os colaboradores nessa mesma visão acima, é possível atrelar ao orgulho que muitos profissionais possuem ao fazerem parte das empresas onde trabalham.

Como identificar colaboradores realmente engajados?

Uma vez que se entende como esse termo se aplica na realidade do mundo corporativo, é hora de entender também, como é possível identificar pessoas nas áreas e ou times da empresa que se engajam nesse nível de comprometimento com a empresa.

Para exemplificar, vamos pensar no seguinte exemplo:
O preço da gasolina aumentou, não é segredo pra ninguém, mas você está atrasado para um compromisso e precisa abastecer o seu carro. Ao chegar no posto de gasolina, você diz: “Completa o tanque, por gentileza!” e o colaborador responde: “você tem certeza? a gasolina aumentou!”.

Você não se atentou ao preço, talvez mais tarde você tivesse se arrependido de ter ido àquele posto.

Entretanto no momento, aquela não era sua preocupação.

Aqui vai uma reflexão: Qual o nível de comprometimento desse colaborador? Faria diferença se a reação do colaborador fosse um pouco diferente? A exemplo de: “O senhor(a) gostaria que completasse de água e limpasse o para-brisa também?”.

Colaboradores engajados com a empresa, são aqueles que tem orgulho do lugar onde trabalham, do time ao qual pertencem e por esse motivo, não medem esforços para agregar valor aos clientes da empresa ou realizar seu trabalho da forma mais eficiente possível.

Alguns até se apresentam como: “Eu sou o Renato, da Maxxcard” adotando como segundo nome (Quem nunca? (Risos)).

Como engajar minha equipe para se tornar um time que veste a camisa?

Mas como engajar os colaboradores ao nível de se orgulhar?

Acordarem pela manhã com energia para enfrentar os obstáculos do dia a dia corporativo, mas com a certeza de que está contribuindo para um resultado coletivo?

Existem diversos aspectos dessa equação que são pessoais e devem ser levados em consideração que não necessariamente são responsabilidades da empresa. Mas quanto profissionais de recursos humanos, aqui estão algumas dicas de como engajar seus colaboradores:

  1- Seja claro na hora de comunicar os objetivos e metas da companhia:

Toda companhia possui metas e objetivos. Onde estamos, aonde queremos chegar.

É muito importante que essas metas sejam claras para os seus colaboradores e que seja possível para eles entender e enxergar claramente a importância do trabalho exercido por eles para alcance dessas metas.

Todos nós gostamos de saber que fazemos parte de algo maior, está em nossos genes quanto seres humanos. Da mesma forma, toda empresa nasce de um objetivo maior.

Mantenha viva a chama empreendedora do seu negócio.

  2- Aplique feedbacks:

Assim como comunicar os objetivo e metas da empresa claramente aos colaboradores, é importante direcioná-los.

Saber que está no caminho correto ou o que deve ser feito para estar lá, é uma das formas de aproximar a relação empresa-colaborador, além de criar um clima colaborativo e de respeito entre os profissionais.

  3- Esteja presente para o colaborador:

Mais do que nunca, a necessidade de estar presente na vida profissional do colaborador se faz necessário.

A equipe de recursos humanos, tem papel fundamental na hora de orquestrar conflitos e analisar as necessidades dos colaboradores individualmente.

Certos do papel que a empresa exerce na vida desses profissionais, estar presente mostra um cuidado que transparece na forma em que o colaborador entende a importância dele para o resultado da empresa também.

  4- Benefícios corporativos

E claro, não podíamos deixar de mencionar os benefícios corporativos.

Conceder benefícios corporativos para os seus colaboradores é uma das formas mais antigas, consolidadas e eficientes de cuidar da qualidade de vida dos colaboradores da empresa.

É possível encontrar no mercado benefícios corporativos dos mais diversos, desde benefícios que visam a qualidade da alimentação do seu colaborador(Alimentação e refeição), o trajeto do colaborador até o ambiente de trabalho(transporte), a saúde física e mental do colaborador (auxílio médico), odontológico e muitos outros que podem ser selecionados de acordo as necessidades dos seus colaboradores.

Criamos também um e-book super legal para te ajudar na missão de entender quais os melhores benefícios para os seus colaboradores também, confira nesse link aqui.

Vestir a camisa da empresa não está somente ligado a “falar bem da empresa”, é se orgulhar de estar presente em um ambiente que se preocupa com a qualidade de vida do colaborador e desenvolve o senso de pertencimento de maneira coletiva e respeitosa.

E você? Como tem engajado os seus colaboradores? Conta pra gente!

Se você está preparado para dar um UP na cultura organizacional da sua empresa, fale com os nossos especialistas e deixe a gente te apoiar nesse processo.

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Até a próxima. 

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