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Vendedor remoto: Como gerir o time de vendas em modelo home office

Em momentos de crise, é preciso o mínimo de resiliência para se adaptar às situações que exigem um novo olhar e continuar com sua máquina de vendas

4 minutos de leitura.

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Escalonar as vendas do seu time, sem aumentar os custos operacionais do negócio, é um desafio de todo gestor.

Especialmente em momentos onde existe a redução de custos e as empresas perdem muitos dos seus recursos, ainda que a demanda por resultados só continue a crescer.

O modelo de Home Office (trabalhar de casa), tem sido adotado por diversas empresas, desde gigantes corporativos, até pequenos negócios. 

Isso porque o modelo de trabalho vem demonstrando potencial gigantesco em termos de produtividade, agilidade de entrega e redução de custos, uma vez que reduz encargos operacionais para a empresa e para o colaborador. 

Pesquisa feita pela INC.com trouxe dados interessantes dos quais podemos ressaltar o crescimento exponencial da aplicação do modelo Home office na satisfação e comprometimento do colaborador com as entregas da empresa, uma vez que o ponto-chave dessa modalidade é a flexibilidade, que o permite ao colaborador realizar suas atividades e gerir melhor seu tempo. Além de dados como:

  • Colaboradores que trabalham em modelo Home Office, levam somente 22 minutos por dia para pausas, com café ou demais; 
  • Eles também trabalham uma média de 1,4 mais dias todos os meses ou 16,8 mais dias todos os anos. 

E essa realidade se mostra um excelente motor para a empresa e em especial o time de vendas. 

Nesse artigo vamos falar um pouco mais de o que são vendas remotas e quais os benefícios de ter sua equipe de vendas trabalhando de casa.

O que são vendas remotas?

Vendas remotas, é a modalidade de vendas onde o time não possui alocação fixa. Ou seja, existe a flexibilidade de realizar suas atividades à distância, sem necessariamente estar em um escritório.

Apenas com uma conexão de internet boa, notebook e CRM (Customer Relationship Management) é possível que o vendedor realize suas atividades de qualquer lugar, desde coworkings, espaços de café ou até mesmo sua própria casa.

Benefícios de ter um time de vendas remoto

Além de benefícios como flexibilidade e gerenciamento do tempo, estão ligados diretamente à modalidade Home Office, a produtividade do colaborador e maior comprometimento com as entregas. 

Vale citar com mais detalhes:

Produtividade

Ainda que não seja possível garantir que o colaborador esteja de fato trabalhando e não com o olho na televisão, uma pesquisa feita pela PeakSalesrecruiting mostrou que 77% dos profissionais que trabalham à distância tiveram aumento de produtividade, além de 30% terem conseguido fazer mais coisas em menos tempo.

Nós falamos mais como trabalhar da melhor forma possível remotamente aqui no blog, demos 4 super dicas para manter a produtividade!

Redução de custos e alcance geográfico

A redução de custos em modalidade de vendas remotas, permite à empresa ter um time mais enxuto de colaboradores no escritório físico.

E principalmente para aquelas que se encontram em grandes centros, pois permitirá ter colaboradores de todos os lugares, aumentando assim o atendimento geográfico da empresa e reduzindo custos de alocação desses colaboradores.

Isso tudo, graças a tecnologia que hoje nos permite se conectar e realizar as vendas de qualquer lugar do mundo.

O papel do gestor nas vendas remotas

O gestor de vendas remotas deve ter clareza do seu papel no desenvolvimento do time, para enfrentar os desafios que o dia a dia e mesmo à distância pode trazer como consequência.

Aqui no blog nós trouxemos um artigo abordando o papel dos gestores durante a crise do Covid-19, nele falamos como a gestão de pequenas e médias empresas, as mais afetadas durante esse período, estão trabalhando para manter o time de vendas ativo e com qualidade, tanto de vida, quanto de entrega no trabalho.

E para que  os gestores possam permitir que o trabalho continue é preciso que alguns pontos sejam muito claros para si e para toda a equipe.

São eles:

Estruturas e processos bem definidos

Organização é uma das chaves para que se possa trabalhar de forma remota sem se deixar levar pelos sabotadores do dia a dia.

Ter processos bem definidos permitirá ao gestor uma visão clara da evolução e performance do seu time. Um fluxo de trabalho mal definido, entretanto, pode dificultar o entendimento do vendedor quanto à execução de suas atividades e com isso gerar um gargalo para o time.

Engajamento e suporte

É também papel do gestor, garantir que o distanciamento do colaborador não gere um sentimento de papel secundário, colocando a empresa no final da lista de prioridades.

É preciso estar presente no dia a dia do time, demonstrando o suporte necessário e criando ações de engajamento que os aproxime, ainda que à distância.

Ferramentas para acompanhamento da sua equipe

A tecnologia se tornou a maior aliada de empresas que optaram pelo modelo de Home office para escalonar a performance do time de vendas com redução de custos, separamos algumas das ferramentas mais utilizadas por gestores de vendas remotas:

CRM (Customer Relationship Management – Gestão do Relacionamento com o Cliente)

O CRM é um dos maiores softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Isso porque através desse sistema de gerenciamento, é possível armazenar e gerir o registro do ciclo de compra de um cliente desde o primeiro contato, até o fechamento de uma venda e ainda após a venda já realizada de modo a acompanhar o sucesso do cliente.

Com uma ferramenta robusta, o nível de informação necessário e uma rotina de vendas adaptada, é possível ter performances de vendas e acompanhamentos excelentes.

Mas é importante pontuar, que para que o sistema seja de fato eficiente e confiável, é preciso que toda a equipe possua a rotina de atualização dos dados do cliente no sistema.

O mercado de softwares CRM é amplo e conta com sistemas para diferentes realidades e budget, permitindo que seja além de eficiente, também muito acessível.

Ferramentas de comunicação online e chat instantâneo

Ferramentas de comunicação instantâneas, permitirão que você e sua equipe tenham contato direto e ágil não somente entre si, mas também com outros setores da empresa que não utilizem CRM (como jurídico, marketing, financeiro e etc).

Neste caso, vale também consideração a implantação de uma ferramenta de gerenciamento de projetos e tarefas para que a visão de atividades, demanda, prazos e responsável divididas com outras áreas, sejam globais.

Vale ressaltar que todo novo processo exige um tempo de adaptação e um planejamento prévio de implementação. Isso para que todos se enquadrem à nova realidade tornando assim essa migração muito mais simples.

 

Você agora entende como o processo de vendas remoto funciona e os benefícios dessa modalidade e vê como uma oportunidade de crescimento na sua equipe? 

Então, não deixe de compartilhar com seus amigos pelas redes sociais!

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