fbpx Skip to main content
Que esta pandemia trouxe muitas mudanças para o mercado de trabalho, não é novidade, mas a volta ao trabalho exigirá novos cuidados.

Você certamente já ouviu por aí que um relaxamento das medidas de isolamento social, começam a iniciar em alguns estados do país, em especial, no Pará. 

O início deste relaxamento nas medidas de isolamento social impostas pelas empresas e pelo poder público, fez com que muitas pessoas estão começando a voltar aos ambientes de trabalho. 

Porém, foi difícil fazer a transição e se acostumar com o home-office, por isso, retornar também é um enorme desafio, ainda mais considerando que todo o mundo sofreu bruscas transformações em muito pouco tempo.

4 minutos de leitura.

de volta ao trabalho

É um momento de muita alegria e preocupação para todos. Afinal de contas, é bom saber que podemos sair de casa, mas ainda não se é conhecido vacina, tampouco medicamentos cientificamente comprovados no tratamento contra o vírus. 

Por esse motivo, precaução e cuidado com higiene e o uso de máscaras de álcool gel devem continuar de maneira expressiva. Dando início ao que conhecemos como “O novo normal”.

É preciso muito estímulo, motivação e bons hábitos para encarar novamente um escritório, principalmente para os líderes de equipe que precisam gerenciar a volta de vários colaboradores. Veja algumas de nossas dicas para manter a disposição nesse período.

Volte gradualmente a rotina de trabalho

É completamente compreensível que nas primeiras semanas de trabalho você se sinta um pouco atordoado, ou porque não dizer, adormecido. Isso porque o trabalho remoto e reduz o esforço do deslocamento que a ida ao escritório inclui.

Volte gradualmente à sua rotina de trabalho, reorganizando seus horários e priorizando a atenção à sua saúde. Alguns pontos devem receber uma atenção maior. São eles:

Cuidado com o sono

Nosso sono tem impacto direto na nossa saúde e performance durante o dia. Quem nunca lutou contra o sono durante todo o dia, após uma noite mal dormida e viu suas atividades de trabalho ficarem em segundo plano?

Com a volta ao trabalho, regularizar as horas de sono e se readaptar aos deslocamentos, será necessário para que sua performance não caia bruscamente.

Alimente-se corretamente

A alimentação é um dos fatores que muitas pessoas negligenciaram durante a quarentena. E é preciso cuidado à ingestão de alimentos saudáveis e que contribuam para o sistema imunológico sempre, mais ainda em tempos de pandemia, especificamente.

Estabeleça um equilíbrio entre pessoal e trabalho

É muito importante que haja dentro ou fora do escritório, um equilíbrio claro entre as suas atividades de trabalho e atividades pessoais. Com a retomada do mercado, a tendência a querer fazer tudo o que ficou parado é quase que inevitável. 

Mas é necessário cautela, para não criar uma bola de neve e com isso, acabar perdendo o balanço entre o que é importante e o que imprescindível para você.

Dedique-se a você aos finais de semana

Use o final de semana, como momentos ‘sagrado’ para cuidar de você, da sua casa e da sua família. Como foram muitos dias dentro de casa, além da mudança de rotina, o apego aumenta também especialmente para pais com filhos. 

Finais de semana, são o momento para que sua família e você tenha o descanso necessário e a retornem casa um à sua rotina, sem afetar a relação de proximidade que  o lockdown viera a proporcionar.

Esteja conectado às mudanças

Cientistas e pesquisadores, têm trabalhado incansavelmente na busca por medicamentos e vacinas que tragam resultados positivos no tratamento ao vírus covid-19. Ainda não é de conhecimento público, medidas que tenham trago de fato, resultados até o momento.

É preciso estar atento às notícias no que diz respeito às medidas de prevenção e avanço dos resultados e do contágio também. A curva de crescimento de pessoas infectadas tem crescido expressivamente e a volta ao trabalho exigirá de todos uma nova readaptação. Para isso alguns cuidados serão de extrema necessidade.

Redobre a atenção com a higiene e fique atento às medidas de prevenção:
Use máscara sempre que precisar estar em ambiente compartilhado ou tiver sintomas de gripe

É de extrema importância o uso de máscaras que cobrem a boca e o nariz. Máscaras caseiras também podem ser uma ótima forma de ajudar na prevenção de acordo o Ministério da saúde.  A confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face.

E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Limpe sempre bem as mãos

Lave as mãos corretamente sempre que possível, de preferência com frequência até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Tenha sempre álcool em gel próximo de modo a desinfectar as mãos e mantê-las higienizadas quando fora de sua residência.

Evite levar as mãos ao nariz, boca e olhos

Quando estiver fora de casa, evite coçar os olhos, o nariz ou levá-los a boca. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

A atenção à objetivos e brinquedos deve ser duplicada também: Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Se puder, #FiqueEmCasa

É compreensível que todos queiramos “recuperar o tempo” que ficamos dentro de casa, adiando todos os planos em prol da prevenção. Mas é importante mantermos em mente que a possibilidade de contágio ainda existe e é preciso cuidado na hora de assumir riscos à saúde mesmo que todos estejam cumprindo os requisitos.

O distanciamento social é imprescindível. Por isso, se possível, #fiqueemcasa. Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. 

Mas caso seja imprescindível sair, seja para a compra de mantimentos, medicamentos ou idas ao hospital, adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto. Evitando assim abraços, beijos e apertos de mãos e sempre e mantendo uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Nós sabemos o quanto é difícil, todos esses meses em quarentena, mas se todo mundo fizer sua parte, em breve todos poderemos retornar às nossas vidas dentro deste “novo normal”.

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply