fbpx Skip to main content
Você sabe as tendências tecnológicas de RH para o ano de 2020?

Estar de olho nas tendências e movimentos de mercado é o papel das pessoas envolvidas na área de RH, por ser o único caminho para manter as estratégias da empresa competitiva num mercado em constante desenvolvimento e atualização.

8 minutos de leitura.

tendencias-de-rh-para-2020

Que o mundo está em constante desenvolvimento, não é segredo para ninguém. E a tecnologia tem regido grande parte dessas mudanças, pelo seu impacto direto no comportamento do consumidor e das pessoas quanto seres humanos.

Vemos essa mudança em diversos setores, sejam nos comportamentos de compra, tomadas de decisão, contratação e diversos outros.

O setor de Recursos humanos, dentre as diversas funções quanto a qualidade de vida do colaborador e da cultura organizacional da empresa, precisa também estar atento à essas mudanças, pois é unindo o capital humano às ferramentas tecnológicas e incorporando-as às atividades e tomadas de decisão do setor, que as empresas terão o equilíbrio para se manter competitiva em um mercado em constante desenvolvimento e atualização.

Pensando nisso, separamos aqui algumas das principais tendências tecnológicas para o setor de recursos humanos. Vem conferir com a gente:

People Analytics e Big Data

Quando se tratando de tecnologia, é muito comum falar de dados e estatísticas, afinal de contas, a tomada de decisão se mostrou ao decorrer dos anos muito mais assertiva quando baseada em dados.

É o caso das ferramentas de Big data, muito usadas nas empresas, essas soluções ajudam a estruturar os dados em planilhas e relatórios de forma lógica e clara, permitindo uma análise mais produtiva.

People Analytics é uma estratégia que com o uso de ferramentas tecnológicas, visa unir dados estatísticos, comportamentais e o perfil dos colaboradores a fim de agrupar dados que embasam as tomadas de decisão de recursos humanos.

Já é possível encontrar diversas ferramentas de mercado para apoiar na gestão de people analytics. A propósito, conhecer as ambições e motivações dos seus colaboradores é importante, mas com dados é possível unir essas informações à gestão de processos e com isso, gerar maior engajamento das equipes e impulsionar a cultura organizacional da empresa.

Inbound Recruiting

Recentemente, foram encontradas semelhanças que uniam as estratégias de marketing à gestão de pessoas e aquisição de talentos, e fora quando as estratégias de inbound marketing se mostraram ferramentas poderosas na hora de:

  • Tornar-se uma marca empregadora sólida;
  • Comunicar de maneira mais engajadora com gestores e talentos;
  • Ter um processo claro de recrutamento e seleção;
  • Criar um processo de feedback efetivo;
  • Ter uma experiência excepcional para o candidato e para o gestor; 
Mas o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um termo criado pela empresa Hubspot (2006) para a metodologia que utiliza conteúdo para atração de potenciais clientes utilizando de estratégias de marketing e produção de conteúdo para engajar esses suspects até o momento de compra criando uma experiência de relacionamento com o cliente.

E como isso se aplica à recrutamento e seleção?

A estratégia pode ser explorada na gestão de talentos desde o momento da divulgação da vaga até o momento de contratação ou não-contratação.

O importante é criar uma experiência que garanta ao candidato a clareza do processo e para a área de RH, dados que combinem o currículo do candidato à vaga apoiando a tomada de decisão.

Já é possível encontrar diversas ferramentas tecnológicas de inbound recruiting que apoiam desde a criação da estratégia até a execução das mesmas junto aos profissionais de RH.

Gestão de Benefícios

Não podíamos deixar de mencionar uma das metodologias mais antigas usadas pelas equipes de recursos humanos para motivar e engajar colaboradores, a gestão de benefícios. Exploramos um pouco mais desse tópico, nesse conteúdo aqui.

Com o passar dos anos as empresas de benefícios, passaram a modernizar a forma como comercializam seus produtos e como agregar valor aos produtos e serviços. Não somente isso, mas as empresas passaram a olhar com mais cuidado para a forma como o colaborador executa suas funções e com isso, passaram a dar mais liberdade para agregar tecnologia à vida do colaborador. Separamos aqui 3 benefícios que junto à tecnologia prometem transformar positivamente a cultura organizacional da sua empresa:

Gestão de Benefícios

Gestão de benefícios como mencionamos é a metodologia mais antiga para agregar valor à vida dos colaboradores de uma empresa. Entretanto já é possível agregar tecnologia a forma como a gestão de benefícios é feita dentro da empresa.

É possível que as empresas forneçam aos clientes gestores de RH, o gerenciamento online seguro dos benefícios contratados. Assim o RH conseguirá entender os dados de consumo dos colaboradores e adequar os valores do benefício ao consumo da região para que seja justa a distribuição de valores de acordo a média regional de consumo.

[eBook] Quais os melhores benéficos para dar para os meus colaboradores?

Baixe o seu E-book agora mesmo!

Horários flexíveis

Já aderido por muitas empresas como benefício, o horário flexível, veio como forma de incentivar o colaborador a realizar suas funções dentro de um período determinado junto à empresa, mas com a flexibilidade de gerenciar o seu tempo para que suas atividades sejam realizadas e ainda seja possível ter qualidade de vida.

Home Office

Assim como os horários flexíveis, o Home Office também tem tido uma aderência gigantesca no mundo corporativo, devido ao mútuo benefício para o colaborador e a empresa, que passa a ter a flexibilidade de trabalhar de casa ou onde for mais interessante e para a empresa a redução do custo de ter todos os colaboradores na empresa todos os dias da semana,

Em algumas empresas o benefício é concedido ainda de maneira tímida, sendo permitido de um a dois Home Offices por semana, enquanto em outras empresas a prática já é maior explorada sendo permitido que o colaborador faça quantos home offices for interessante, sempre com foco no compromisso do colaborador com as entregas, a segurança das informações que saem do ambiente corporativo.

Se você está preparado para dar um UP na cultura organizacional da sua empresa, fale com os nossos especialistas e deixe a gente te apoiar nesse processo.

E você? Conhece mais alguma tendência de mercado para o setor de RH? Não deixe de compartilhar aqui com a gente. Segue a gente nas redes sociais também: Facebook | Linkedin | Instagram e assine nossa newsletter para continue acompanhando mais conteúdos como esse.

Até a próxima.

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply