fbpx Skip to main content
Você sabe quais os benefícios do PAT para o trabalhador?

Você certamente já sabe que dar benefícios corporativos é importante para os seus colaboradores, separamos nesse conteúdo 3 razões para você dar benefícios PAT e revolucionar a forma de fazer gestão de pessoas na sua empresa..

8 minutos de leitura.

Analista de RH procurando por melhores benefícios corporativos para a empresa

Que dar benefício corporativo é imprescindível para que sua empresa tenha um diferencial competitivo na hora de ser selecionada por um possível talento ou até para retenção de talentos que a empresa já possui, não é mais novidade para ninguém.

E quem busca estar por dentro de tudo que acontece no mercado sabe a importância de dar benefícios não somente para o colaborador como para a empresa também. Separamos aqui 3 razões para você investir em benefícios PAT, mas antes é importante esclarecer:

O que é o PAT?

O PAT(Programa de Alimentação de Trabalhador) é uma iniciativa do governo criada em 1976 e regulamentada pelo Decreto n.º5,de 14 de janeiro de 199 qual tem como objetivo principal, dar foco e atenção às condições nutricionais e de saúde do trabalhador brasileiro de baixa renda.

Nascido de um programa já existente, PNAN(Programa Nacional de Alimentação e Nutrição), o PAT fora motivado pelo resultado de pesquisas realizadas que apontaram em altos índices que trabalhadores de baixa renda são os principais atingidos por doenças crônicas não transmissíveis.

Com isso, o programa nasceu para prevenir doenças relacionadas ao trabalho, garantindo o pilar de alimentação e promovendo a saúde dos trabalhadores.

Inicialmente a proposta do programa consistia em exigir que as empresas oferecessem refeições dentro de suas estruturas com refeitórios e cozinhas industriais apropriadas. Porém, na época de 1970 e até hoje, muitas mudanças ocorreram, exigindo do programa atualização para mais modalidades.

Com isso, o PAT passou a aceitar que empresas fornecessem os valores (alimentação e refeição) aos trabalhadores para que tais decidissem como realizar suas refeições. Dando a eles autonomia para escolher a melhor forma de se alimentar com qualidade.

Com isso, eclodiu o empreendedorismo de empresas-convênio que nasceram com objetivo de apoiar as gestores de Rh na missão de gerir esses valores e distribuir de maneira apropriada.

O que são os benefícios citados no Programa de Alimentação do Trabalhador?

Os benefícios citados no PAT são aqueles que prezam pela alimentação saudável do trabalhador visando o enfoque na qualidade de vida do indivíduo. Para tais, destacamos os benefícios alimentação e refeição. De maneira geral: O benefício alimentação tem como seu objetivo a adesão de produtos-não prontos, substituindo a muito utilizada antigamente: Cesta básica. Quando o benefício refeição, por sua vez, visa dar a liberdade ao indivíduo de se alimentar de maneira adequada escolhendo a melhor forma de aderir à alimentação-pronta(a exemplos de: restaurantes, self-service, a la carte, entre outros).

3 razões para você dar benefícios PAT aos seus colaboradores

Dar benefícios corporativos aos colaboradores, não é somente vantajoso para o colaborador, mas também benéfico para a empresa. Isso porque, concedendo os benefícios PAT(Programa de Alimentação do trabalhador) além de estar dentro da lei, sua empresa tem:

Redução de custos

Empresas que se cadastram no Programa de Alimentação do trabalhador possuem Isenção de encargos sociais e desconto de até 4% no Imposto de Renda por meio da adesão ao programa.
E para aderir ao programa é muito simples. Basta acessar o site do PAT e realizar seu cadastro por meio do link: http://pat.mte.gov.br/login/login.asp

Mais qualidade de vida para os colaboradores da empresa 

Além da redução de custos sua empresa também passa a garantir um cuidado com a qualidade de vida das pessoas, o que além de ser um dos requisitos mais avaliados pelos talentos que buscam pelas melhores empresas para se trabalhar, ainda impacta na:

  • Redução de turnover da sua empresa;
  • Retenção de talentos;
  • Produtividade do time;
  • Engajamento dos colaboradores;
  • Colaboradores mais satisfeitos;
  • Vantagem competitiva na atração de talentos;
  • entre outros. 

Explicamos um pouco mais sobre o tema nesse conteúdo aqui.  Além de que existem fatores que afetam o desenvolvimento da sua empresa quando não existem benefícios, tratamos esse tema com detalhe aqui também.

Com colaboradores motivados, seu negócio gerará mais resultados 

Uma pesquisa feita recentemente pela Right Management constatou que profissionais motivados – lê se engajados e satisfeitos – são até 50% mais produtivos.

A pesquisa que ouviu mais de 30 pessoas em 15 países diferentes sendo 10 mil delas brasileiras, descobriu que apesar de o nível de engajamento dos brasileiros dentro das empresas serem considerados ainda muito baixos se comparados com outros países, sendo o terceiro no ranking com 16% no número de profissionais que se consideram totalmente engajados com seu trabalho, quando satisfeitos, esses colaboradores atingem níveis de engajamento e produtividades acima da média.

Conclui-se com isso, que a consequência de investir na gestão de benefícios para seus colaboradores só tende a trazer um aumento nos resultados do seu negócio. Certos de que, com time mais engajados e produtivos sua empresa alcançará metas e estará trabalhando em um processo de engajamento que movimenta a cultura organizacional da empresa e com isso, gerará insights de melhorias e crescimento.

Por que não começar agora então?

Se os 3 motivos para você dar benefícios PAT aos seus colaboradores ainda assim, não te convenceram de que é hora de investir em pessoas, te convido a conhecer nosso e-book: Quais os melhores benefícios para dar aos seus colaboradores, nele trazemos em detalhes alguns dos maiores benefícios para você ousar na hora de levar mais satisfação aos seus colaboradores.

E se ainda assim, tiver dúvidas, conte com os nossos especialistas para entender as necessidades do seu negócios com o nosso know-how em administração de benefícios encontrar o melhor caminho para você tirar os planos do papel e colocar a mão na massa.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais também: Facebook | Linkedin | Instagram e assine nossa newsletter para continue acompanhando mais conteúdos como esse.

 

Até a próxima. 

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply