fbpx Skip to main content
Com a pandemia que pegou todos de surpresa, a atenção à saúde duplicou seja consigo mesmo ou com os colaboradores da empresa. O plano de saúde corporativo é uma das grandes formas de apoiar os colaboradores neste momento de crise

Não é segredo para ninguém que a pandemia pegou a todos de surpresa e a saúde física e mental de mais de milhões de brasileiros foi colocada a prova. E os planos de saúde corporativos tiveram papel fundamental nesse período de pandemia. 

Muitas empresas passaram a adotar medidas preventivas como o home office, de modo a evitar o máximo de aglomerações no escritório fosse possível e com isso, a redução das chances de contágio e proliferação do vírus por parte dos colaboradores da empresa.

4 minutos de leitura.

Plano de Saúde Corporativo

É muito importante lembrar também que quando falamos de saúde, não somente a nossa saúde física, mas nossa saúde mental também passa a fazer parte desse conjunto de cuidados extras que todos nós  quanto indivíduos devemos tomar. A empresa tem papel fundamental no apoio e incentivo à saúde do colaborador e uma ótima forma de começar a fazê-lo é através do plano de saúde corporativo,  é sobre isso que gostaríamos de falar nesse artigo.

Mas afinal, o que são planos de saúde corporativos?

Planos de saúde corporativos, nada mais são que um benefício concedido ao colaborador de modo a incentivar a saúde. Ou seja, um serviço contratado por uma empresa (pessoa jurídica) para um grupo de pessoas.

Vale salientar que com “grupo de pessoas” referimo-nos aos colaboradores da empresa. Estes planos costumam ter um preço mais acessível do que os individuais porque os riscos ficam diluídos por conta do número maior de clientes.

O plano de saúde corporativo que sua empresa escolher pode ser custeado total ou parcialmente pela própria empresa. Nos casos em que ela decide pagar apenas uma parte do valor, o restante é repassado ao funcionário, também conhecido como Plano de coparticipação. Além disso, os planos de saúde empresariais podem ir além do colaborador da empresa, ou seja, há a possibilidade de contemplar também os seus dependentes.

Nossos usuários Maxxcard por exemplo, além de descontos em drogarias e farmácias ainda podem incluir cônjuges e familiares em seus planos. 

Outro ponto importante é que o funcionário não é obrigado a aderir ao plano de saúde oferecido pela empresa, a adesão ao plano é opcional no momento da contratação. Ele pode avaliar as vantagens e desvantagens e, assim, considerar se deseja ou não aderir. 

Em algumas empresas o acesso ao benefício é concedido apenas durante o período em que o funcionário está trabalhando na empresa — após o seu desligamento também é interrompido o fornecimento de serviços de plano de saúde. Mas ainda existem empresas que ‘seguram’ o plano do colaborador por mais três meses adicionais, de forma a apoiá-lo na jornada em busca do novo emprego.

O que um plano de saúde corporativo cobre?

A cobertura de um plano de saúde corporativo diz respeito aos procedimentos que estão inclusos em um pacote sem que haja acréscimo de valores ou cobranças adicionais. As coberturas variam conforme os tipos de planos, mas no geral podem incluir:

  • Exames;
  • Consultas;
  • Cirurgias;
  • Tratamentos;
  • Internações;
  • E até Partos.

Mas claro, que na hora de contratar seu fornecedor, vale conferir a lista de procedimentos obrigatórios no site da ANS (Agência Nacional de Saúde). Para ter uma ideia geral e entender um pouco melhor sobre as coberturas oferecidas. Para te ajudar nessa missão nomeamos abaixo selecionamos tipos de planos dos mais conhecidos, são mais requeridos por empresas de pequeno, médio e grande porte.

Plano de referência

Mais completo, esse plano normalmente cobre consultas, exames (laboratoriais e de imagem), diversos tratamentos, cirurgias, internações hospitalares e atendimentos de emergência. Além de também cobrir atendimento obstétrico.

Plano hospitalar

O plano hospitalar foca em um atendimento hospitalar bem completo, com direito a internação, cirurgia e demais procedimentos e exames referentes ao universo hospitalar.

Plano ambulatorial

O plano ambulatorial se trata de uma versão reduzida do plano de referência. Ele costuma contemplar consultas em clínicas e demais estabelecimentos da área médica. Além disso, também cobre internações de até 12 horas e alguns tratamentos.

Plano odontológico

Algumas empresas oferecem também o plano odontológico, que é feito à parte. Ele cobre cuidados odontológicos, ou seja, consultas, emergências, exames e procedimentos cirúrgicos, aparelhos, dentre outros. 

Plano hospitalar obstétrico

Semelhante ao plano hospitalar, mas também oferece atendimento especializado na área de obstetrícia e apoio ao parto. É muito importante para as gestantes, pois inclui pré-natal, parto e pós-parto. Além disso, o plano também cobre assistência ao bebê por 30 dias.

[eBook] Quais os Melhores Benefícios para Dar aos meus Colaboradores

Um guia completo para você entender melhor como dar os benefícios corporativos!

Como escolher um plano de saúde corporativo?

Antes de mais nada, vale entrar mais uma vez no site da ANS (Agência Nacional de Saúde), que é responsável pela fiscalização e regularização dos planos de saúde. Por lá, você pode consultar o índice de reclamações e satisfação dos clientes. No entanto, outros pontos devem ser levados em consideração para a sua escolha. Um dos mais importantes entretanto:

Conheça os seus colaboradores

Antes de contratar um plano de saúde corporativo é importante analisar o perfil e as necessidades dos seus funcionários. É apenas conhecendo quem trabalha na sua empresa que você será capaz de oferecer um plano de saúde corporativo realmente útil e relevante. Afinal de contar o plano escolhido precisa gerar satisfação e não o contrário.

Para isso, faça um levantamento que contempla as seguintes informações dos colaboradores:

  • Faixa etária média;
  • Sexo;
  • Localização da residência;
  • Riscos no trabalho;
  • Número de dependentes;
  • Existência de doenças crônicas.
  • Análise as redes referenciadas
  • A rede referenciada diz respeito ao conjunto de estabelecimentos (clínicas, ambulatórios e hospitais) que o plano de saúde oferece para os clientes. Portanto, é importante ficar atento às redes referenciadas incluídas no plano de saúde escolhido.

Alguns fatores como qualidade e localização devem ser levados em consideração. Ao fazer um estudo mais profundo sobre as características dos seus colaboradores, leve em consideração a localização da residência da maior parte da equipe. É importante que o plano conte com clínicas e hospitais relativamente próximos ao trabalho e à moradia das pessoas.

Em casos em que a empresa conta com muitos colaboradores externos que realizam atividades em diferentes partes do país é válido ficar de olho em um plano com maior abrangência.

Dessa forma, todos os funcionários poderão usufruir do benefício independentemente de onde estiverem.

Mas, e se minha empresa não tem condições de fornecer planos de saúde no momento? 

Conte a gente para te ajudar a aumentar a saúde do seu negócio investindo nos benefícios corporativos certos para aumentar a qualidade de vida dos seus colaboradores com o MaxxClub, o club de desconto da Maxxcard  que dá acesso a todos os usuários Maxxcard em exames laboratoriais, exames médicos e muito mais por até 70% de desconto. 

O Maxxclub dá acesso a uma ampla rede credenciada de saúde, contando com laboratório médico, consultórios odontológicos e farmácias em todo o estado do Pará. 

Deixe a gente te ajudar nessa missão. Na Maxxcard, lutamos para formar o melhor time possível e incentivamos a auto responsabilidade, compartilhamento aberto de informações, sempre com muita humildade, respeito e espírito colaborativo para levar somente as melhores soluções para os nossos clientes. 

Gostou? Fale com um dos nossos especialistas para conhecer nossas soluções para incentivo à saúde dos colaboradores da sua empresa.

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply