fbpx Skip to main content
People Analytics é uma técnica que traz várias vantagens para seu negócio. Por isso, você deve usá-la no cotidiano. Descubra aqui o que ela é e como aplicá-la!

O People Analytics é muito importante para sua empresa, porque ele ajuda a deixar o ambiente de trabalho mais agradável e permite que você encontre os melhores colaboradores para seu negócio. Por isso, ele auxilia também a aumentar a produtividade da empresa e a melhorar o desempenho dela. 

E que negócio não deseja aproveitar essas vantagens, não é mesmo? Então, se quer ter resultados melhores em sua empresa, você precisa começar a aplicar o People Analytics em sua gestão de pessoas. 

Para tornar essa tarefa mais fácil e prática, explicaremos abaixo o que é essa técnica e daremos 4 dicas para você aplicar o People Analytics na gestão de pessoas da sua empresa! Vamos lá?

5 minutos de leitura.

People analytics

O que é People Analytics?

 

É uma metodologia em que um time da sua empresa usa dados para entender o comportamento dos colaboradores durante o expediente. Assim, você e sua equipe conseguem descobrir o que está causando um determinado problema e encontrar soluções para essa questão.

Você pode usar o People Analytics para saber, por exemplo, porque a taxa de frequência dos colaboradores está baixa e como resolver essa situação. Esse recurso também te ajuda a encontrar erros em processos do negócio, a acertar na escolha do candidato em um processo seletivo e até a melhorar a produtividade da empresa. 

E quais dados seu time tem que analisar para descobrir tudo isso? Bom, isso vai depender do objetivo do seu negócio. Mas, alguns dados sobre os colaboradores que podem ser analisados são: habilidades, eficiência, frequência, liderança, criatividade e satisfação com a empresa.

Como aplicar em sua empresa?

 

1- Pense nas necessidades e metas do seu negócio

O primeiro passo para usar o People Analytics no seu negócio é identificar quais são as necessidades e metas dele. Assim, você vai saber quais dados têm que ser analisados e como fazer isso para atingir os objetivos da empresa.

Sem um objetivo, como escolher o melhor profissional para uma vaga ou melhorar a produtividade da empresa, dificilmente você e sua equipe vão conseguir escolher os dados corretos e ter bons insights.

2-Escolha os dados que vão ser analisados

Depois, é a hora de escolher e coletar os dados que vão ser analisados! Como o setor de Recursos Humanos é responsável por guardar as informações dos colaboradores, alguns profissionais desta área precisam estar no seu time de People Analytics e ajudar na coleta.

Além de definir quais informações serão reunidas, você também tem que garantir que a coleta sempre vai ser transparente e segura. Dessa maneira, ninguém vai ser prejudicado pela atividade.

[eBook] Quais os Melhores Benefícios para Dar aos meus Colaboradores

Um guia completo para você entender melhor como dar os benefícios corporativos!

3- Monte uma equipe multidisciplinar

A análise dos dados tem que ser feita por uma equipe multidisciplinar, porque ela envolve vários tipos de informações que pedem diferentes olhares e conhecimentos para serem examinadas.

Uma equipe de People Analytics geralmente é composta por profissionais de RH, mas ela também deve contar com colaboradores de TI e outros setores. Por fim, você precisa escolher um líder para o time que guiará os profissionais na tarefa.

4- Planeje ações

Depois que a equipe analisar os dados e entender melhor as questões da sua empresa, o People Analytics acabou, certo? Não. Nesse momento, seu time ainda precisa criar soluções para resolver os problemas do negócio. O ideal é pensar nas soluções e planejá-las muito bem para que sejam colocadas em prática de forma organizada.

Tenha sempre em mente que o People Analytics serve para analisar dados, mas principalmente para melhorar o funcionamento da empresa com a ajuda das informações e descobertas da análise.

Ao aplicar esses passos e começar a usar a metodologia na gestão de pessoas em sua empresa, você vai ver como a satisfação e a produtividade dos colaboradores vão melhorar. O ambiente de trabalho com certeza também vai ser mais agradável e a empresa será um lugar melhor para todos.  

Então, não perca tempo e comece a usar o People Analytics na gestão de pessoas de seu negócio! E, agora que você já sabe como aplicar essa metodologia, veja também como ter relações de trabalho mais saudáveis utilizando a comunicação não-violenta!

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply