fbpx Skip to main content
Você já ouviu falar sobre Liderança Consciente?

Liderança consciente é sobre estar inteiramente presente na vida do seu time com empatia e foco não somente no desenvolvimento dos profissionais, mas em extrair o melhor de cada um do time, alcançando assim alta performance.

5 minutos de leitura.

liderança consciente

Mais um termo corporativo para enfeitar quadro de sala de recepção, você deve estar dizendo para você mesmo. Eu realmente entendo, o mundo corporativo nos presenteou com tantos jargões nos últimos anos que as vezes fica difícil acompanhar a nova linguagem.

Mas acredite, o termo liderança consciente, nunca fez tanto sentido como no momento em que estamos vivendo agora.

O termo é parte do conceito conhecido mundialmente como Mindful leadership, que trata da liderança com a prática da atenção plena nas atividades do dia a dia, independentemente do tamanho ou dimensão da atividade.

O que é liderança consciente?

Para explicar o que é liderança consciente, gostaria de citar um trecho do livro “Foco”, onde Daniel Goleman afirma:

“Para que obtenham resultados, líderes precisam dos três tipos de foco. O foco interno nos põe em sintonia com nossas intuições, nossos valores principais e nossas melhores decisões. O foco no outro facilita nossas ligações com as pessoas das nossas vidas. 

E o foco externo nos ajuda a navegar pelo mundo que nos rodeia. Um líder fora de sintonia com seu mundo interno será um desorientado; um líder cego para o mundo dos outros será um desinformado; os líderes indiferentes aos sistemas maiores dentro dos quais operam serão pegos de surpresa.”

Com o mindful leadership ou liderança consciente é necessário administrar a atenção e os três tipos de foco para que a atenção correta seja dedicada à cada atividade.

Quais são os benefícios da liderança consciente?

Considerando que estamos frente a uma crise mundial e em isolamento social, o que nos obriga (aos que possuem essa possibilidade) ao trabalho remoto.

Dentre diversos benefício já é possível notar, é uma espécie de efeito cascata, pois a partir do momento em que a liderança é melhor desenvolvida, tudo abaixo dela também é impactado positivamente.

No geral, está comprovado que mindfulness é uma ferramenta capaz de ajudar os líderes a controlarem o estresse, o que também ajuda os liderados a ficarem menos estressados e, dessa forma, se cria um ambiente muito mais saudável. E esse é um dos benefícios do mindfulness:

Reduz os níveis de estresse e ansiedade do líder e dos liderados

Muitas pesquisas confirmaram que quando um líder está muito estressado ou ansioso, essa ansiedade pode ser sentida por todos os membros do time, o que  consequentemente acaba afetando a performance dos funcionários.

Outro dado interessante do estudo ainda apontam como o estresse é extremamente prejudicial para o dia a dia de trabalho de um líder e seus liderados.

Somente 7% dos entrevistados acreditam que líderes estressados realmente são capazes de liderar seus times. Além disso, apenas 11% dos profissionais com líderes estressados são de fato engajados no trabalho.

Aumento da criatividade

Quando uma pessoa é capaz de realmente focar naquilo que está fazendo, consequentemente as chances de encontrar soluções melhores e mais criativas são maiores.

Quando um líder entende a importância da atenção plena e é capaz de aplicá-la no dia a dia, a equipe também pode usufruir dos benefícios. Cabe à liderança ajudar o time a dar prioridade para as tarefas que estão em andamento e conseguir focar em sua finalização.

Melhora da produtividade e da performance

A partir do momento em que se desenvolve o mindful leadership, o profissional se conhece melhor e é capaz de se concentrar no que está fazendo, realizando tarefas com mais agilidade.

Dessa forma, é claro que ele se torna mais produtivo e é capaz de fazer mais em menos tempo, eliminando a procrastinação de seu dia a dia.

Além disso, como lideranças conscientes conseguem dar o foco necessário para as tarefas que executam, são capazes de tomar melhores decisões, evitando precipitações.

Ser capaz de colocar a atenção plena no que você fazendo é, portanto, uma maneira de atingir melhor resultados para si mesmo, para os seus liderados e para a empresa como um todo.

[Infográfico] 4 Técnicas para melhorar a Produtividade no Home Office

Trabalhar de casa pode parecer desafiador. Mas pode tornar uma solução com muitas vantagens ao profissional

Desenvolvimento do autoconhecimento

Mindfulness é uma técnica que tem como objetivo ajudar a pessoa a focar no presente e, portanto, dessa forma, faz com que você aprofunde o seu autoconhecimento também.

Ao ter maior consciência sobre a sua mente e seus sentimentos, você também se torna ainda mais capaz de reconhecer suas emoções e administrá-las da melhor forma possível.

Isso quer dizer que quando você estiver trabalhando e se sentir perturbado pela tristeza de uma briga ou  pela extrema felicidade de uma conquista, não deixará que tais emoções interfiram no seu foco no momento presente naquele momento.

Aumento da empatia

Ambientes muito estressantes tem a capacidade de afetar não somente a produtividade e performance dos funcionários, como acabar fazendo com que eles deixem de enxergar o outro.

Com isso, quero dizer que o mindful leadership é capaz de despertar a empatia, pois uma liderança mais consciente e focada consegue enxergar melhor as necessidades das pessoas ao seu redor.

Consciência não crítica

Outro benefício muito importante do mindful leadership é o fato de que a atenção plena ajuda a liderança a enxergar e analisar as situações sem colocar na mesa críticas ou pré-julgamentos.

Isso significa que ele está lá apenas de corpo de tal forma que, na realidade, está totalmente desconectado com a sua função.

O mindful leadership é uma ferramenta poderosa para diminuir os índices de presenteísmo, pois como vimos anteriormente, tem como principal benefício a atenção plena.

Como as empresas podem desenvolver o mindful leadership nas empresas?

Empresas que assumem suas responsabilidades no desenvolvimento de lideranças conscientes são aquelas que se preocupam verdadeiramente com o ambiente corporativo e o crescimento de seus funcionários.

E por isso, é preciso que haja engajamento de todos os envolvidos da área de RH na gestão de estresse das equipes e no engajamento das lideranças ao conceito de Liderança consciente.

Siga acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse e muito mais! 🙂

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply