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Gerenciar o fluxo de caixa já é uma missão vital para qualquer negócio, imagina na crise…

A pandemia do novo coronavírus chegou sem aviso-prévio e queremos te ajudar a enfrentar essa fase com menos impacto possível na saúde financeira da sua empresa.

5 minutos de leitura.

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A pandemia do novo coronavírus chegou sem aviso-prévio e com ela crises econômicas que colocaram grande parte dos empreendedores a beira de um abismo financeiro.

Isso porque não se pudera prever uma pandemia como a que estamos enfrentando, pois além de muita resiliência e prevenção, é preciso também negociação para enfrentar o momento sem deixar o controle  do negócio se esvair por entre os dedos. 

Em momentos como o que estamos vivendo mundialmente, pequenos e médios negócios passam a ter a necessidade de cuidado extra com o controle financeiro do negócio. 

Isso porque a falta de gestão e controle financeiro devido à instabilidade econômica gerada pela crise, pode ter implicações futuras e até(especialmente para pequenos negócios) imediatas, dentre as quais podemos citar:

O governo tem tomado medidas, de modo a apoiar o pequeno e médio empreendedor, como por exemplo o pacote apresentado com o adiamento da parte da União no recolhimento do imposto do Simples Nacional, pelo período de três meses, o que vai corresponder a uma renúncia temporária de R$ 22,2 bilhões. Essa medida pode beneficiar aproximadamente 4,9 milhões de empresas, que são optantes do regime tributário, e o pagamento dos impostos será adiado para o segundo semestre deste ano.

Fora também, o fato de que está sendo postergado, por três meses, o prazo que as empresas têm para o pagamento ao FGTS o que também ajuda no balanço financeiro da empresa. Como é algo temporário, há o efeito da mitigação.

Com isso, o empreendedor passa a ter um tempo a mais, para negociar com as partes, reavaliar contratos com possíveis cláusulas que os apoiam em casos imprevistos como o de uma crise mundial e caso, nada disso seja possível, negociar com as partes envolvidas.

Nossos amigos da MS Consulting produziram recentemente um artigo explicando essas e outras medidas do governo para mitigar os efeitos da Covid-19.

Controle financeiro será seu maior aliado

Entretanto, é preciso estar atento às mudanças de cenário e manter o controle do seu negócio o mais alinhado possível para que não existam surpresas no meio do caminho.

E para isso, separamos algumas dicas para que você se mantenha frente a crise e minimize o impacto da pandemia no seu negócio:

Analise o cenário atual e revise suas despesas

O que determinará a continuidade do seu negócio é sua projeção de receita durante o período de isolamento social, quando bem calculada. 

E então, a partir disso, desdobre o fluxo de caixa diário, fazendo um balanceamento entre os seus recebíveis e as contas a pagar, detalhadamente. 

Renegocie

Se necessário, renegocie o vencimento dos pagamentos com todos os seus fornecedores com quem seu negócio tenha parceria. O mesmo para prestadores de serviços e bancos.

Se diante da possibilidade de fazê-lo, assuma o compromisso de pagá-los somente depois do período de isolamento social.

Crie espaço para um diálogo aberto e sincero com seus prestadores de serviços e revise contratos, tabelas de preços e nas condições comerciais no pós-crise.

Mantenha as boas relações

Acredite, em breve as coisas voltarão ao normal e essas relações farão total diferença na hora de retomada do mercado! 

Garanta que seu time estará pronto para recomeçar e dialogue com seus fornecedores. Lembre-se que empatia em momentos atípicos como esses é necessário. 

Esteja sempre aberto para esses diálogos, afinal… 

As pessoas são o coração de todos os negócios!

O coração do varejo são as pessoas, mas o verdadeiro pulmão do varejo é a gestão eficiente do estoque. Lembre-se que varejistas pagam as contas com movimentação de caixa, com dinheiro, não com margem. Nem tudo se resolverá com preço.

É bem provável que, depois dessa crise, você precise rever e, em último caso até, reduzir o número de categorias disponíveis na sua loja, focando naquele mix de produtos que mais traz retorno.

Concentre sua oferta de produtos nas curvas A e B para a operação ficar mais leve e menos arriscada. Certo de que a retomada do mercado será gradativa.

Cada real no estoque é como ter um real no banco, mas que não está rendendo. Por isso, produtos parados há mais de 120 ou 180 dias precisam ser rapidamente liquidados para o caixa voltar a fluir novamente.

Acelere a integração entre canais

Estar presente nos canais digitais e ser parte da transformação digital do varejo que essa crise trouxe, poderá aumentar a integração das lojas físicas com as vendas online por meio de um conceito onde cada loja, futuramente seja um mini centro de distribuição.

Esteja ligado. Entenda o que os consumidores estão consumindo e somente baseado nisso acelere esse portfólio. Nós demos em outro artigo do blog 7 estratégias tecnológicas para você adotar na sua loja nesse momento de crise!

Ainda há a complexidade operacional de acesso aos shoppings, especialmente em locais de concentração onde o isolamento social é exigido, mas é possível manter essa atividade, com os devidos cuidados de prevenção.

Prepare-se para a retomada econômica

Tenha em mente que o varejo vai voltar em breve. É preciso foco agora para se manter vivo durante o período em que as operações não gerarem receita e mais ainda depois dela.

Ainda que de forma lenta e gradual o mercado vai retornar a operar. Pense no que é preciso ser feito para você ter fôlego no momento de retomada, sem colocar em risco(Claro) suas atividades nos próximos 6 a 12 meses.

Considere que, nos próximos 12 meses, não será um momento para investir em novos equipamentos, reformas da loja, a compra de um novo e melhorado letreiro ou coisas do tipo. Será preciso fazer o melhor que você pode com o que tem em mãos.

Quando você coloca foco e objetivo no negócio, com ajuda de parceiros e profissionais qualificados, o próximo passo é acreditar que momentos de crise podem surgir, mas a forma como você empreendedor, lida com eles é que irá dizer se seu negócio terá sucesso, ou não. 

 

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