fbpx Skip to main content
E agora que a nossa casa virou escritório e o escritório virou a nossa casa, como faz para lidar com a procrastinação?

4 minutos de leitura.

É eu sei. Você deve estar se questionando, mas a verdade é que todo mundo está passando pela mesma situação e os mesmos questionamentos. 

Se antes a procrastinação vinha seguida de cafezinhos, conversas com colegas de trabalho, estafa mental ou até mesmo outras atividades, agora ela vem acompanhada de tudo isso, mais o celular, a televisão, os filhos, a casa, o cachorro e às vezes, até o vizinho que resolve querer conversar um pouco de longe.

PROCRASTINAÇÃO-quando-o-home-vira-office

É difícil sim, se concentrar quando tanta coisa ao redor distrai sua atenção, mas esses sabotadores – vamos chamá-los assim ao longo desse nosso papo, ok – precisam ser dosados para que seu desempenho e performance não sejam igualmente afetados. E isso sim é possível.

Fica aqui comigo. Separei algumas dicas bem legais para te ajudar a driblar a procrastinação e fazer dessa quarentena um período de desenvolvimento e aprendizado

Incluindo como trabalhar de casa sem procrastinar, é claro!  Mas vamos explorar um pouco mais as causas da procrastinação e como ela afeta diretamente sua vida profissional e pessoal. 

Porque você procrastina

Procrastinar é simplesmente o ato de deixar para depois o que você está (ou deveria estar) fazendo agora. 

E acredite você ou não, é muito comum esse comportamento em diferentes perfis de pessoas. E isso pode acontecer por diversos motivos diferentes, para simplificar, vamos explorar alguns deles:

Gestão do tempo

A má gestão do tempo é uma das principais razões para procrastinar, isso porque quando você não tem controle das suas atividades e do tempo destinado a elas você acaba não aproveitando o seu tempo como deveria. 

Muitas pessoas colocam a falta de tempo como desculpa para seus atrasos nas entregas, mas esquecem entretanto, que grande parte do tempo mal-executado em longos cafezinhos e conversas com colegas de trabalho, podem ser os seus maiores sabotadores. 

Medo

O medo também é um dos motivos dos quais muitas pessoas procrastinam.

Eu sei, é estranho medo estar como segundo maior causador de procrastinação, mas acredite ou não, muitas pessoas têm medo das consequências e expectativas geradas em torno de determinada atividade e por esse motivo se sentem paralisadas, procrastinam e acabam atrasando a entrega como consequência.

Dúvida

E ainda nessa linha de pensamento, a dúvida assim como o medo é uma das causas frequentes de procrastinação, exatamente porque paralisa. 

Tratando-se especialmente da entrega de atividades mais complexas, que quando exigem um grau de atenção maior, são deixadas para depois, pois se entende que com o excesso de coisas que você possui para fazer, essa precisa de mais tempo e com isso, acaba não sendo feita.

Mental

Certamente uma das causas de maior impacto é mental e emocional, que muitas vezes são consequências de excesso de estresse, acúmulo de atividades e responsabilidade e consequentemente o desenvolvimento de estafa mental, depressão, ansiedade e síndromes como a mais conhecida Síndrome de Burnout.

Nesse cenário, a sua capacidade produtiva reduz e a procrastinação passa a ser apenas um detalhe, uma vez que é preciso iniciar um tratamento para a sua condição mental também. 

Procrastinar não é o problema, o problema é tornar a procrastinação um hábito. E é exatamente com o intuito de evitar que isso aconteça que o próximo tópico se faz tão importante ser explorado.

Drible a procrastinação em 3 passos simples

Se você se identificou com alguns dos pontos mencionados acima, vale ressaltar que parar de procrastinar deve ser uma mudança de hábito. 

Sendo assim, uma ação que deve ser cultivada com consistência e força de vontade até que se torne, enfim um hábito.

1 – Entenda o porque você faz o que precisa ser feito

Pode parecer redundante, mas a falta de clareza pode estar te impedindo de priorizar suas atividades e isso porque você simplesmente não enxergar o sentido ou propósito pelo qual a tarefa em questão precisa ser executada ou concluída. 

Ter clareza da realização das suas atividades e o impacto geral delas seja na companhia ou na sua vida, te dará senso de propósito e isso te impulsionará a realizar a atividade ainda que pareça muito complexa.

2 – Se organize

Se organizar aqui não se trata apenas de colocar cada coisa no seu lugar, mas de entender como seu dia pode ser estruturado para que tudo seja feito sem prejudicar seus prazos, entregas e afins, caso um imprevisto aconteça e você tenha que parar mesmo que por alguns minutos.

Separe um momento para encarar sua agenda e de forma muito realista separe suas atividades em blocos de horas ou faça listas de atividades que precisam ser concluídas.

O que funcionar melhor para você! — Aproveite para ver nosso infográfico sobre 4 estratégias para ser mais produtivo trabalhando em modelo Home office

O que nos leva para o próximo passo…

3 – Faça um compromisso com você mesmo

Coloco essa aqui como um dos últimos passos e ainda assim o mais importante.

Se você chegou até aqui, provavelmente, tem um interesse genuíno em mudar por isso, receba nossas salva de palmas. Porque buscar se tornar a melhor versão de si mesmo, por si só, é um passo muito importante e você é a única pessoa que pode tomar essa decisão.

Seu compromisso de mudança deve ser verdadeiro e uma vez firmado deve ser seguido. 

Como eu disse anteriormente, o problema não está em procrastinar, mas sim em fazer da procrastinação um hábito. E adquirindo esse hábito, sua vida passa a se tornar mais produtiva e como descreve Charles Duhigg autor do livro O poder do hábito, produtividade é:

“[…]o nome que damos às nossas tentativas de descobrir a melhor forma de usar nossa energia, nosso intelecto e nosso tempo conforme tentamos obter as recompensas mais significativas com o mínimo de esforço desperdiçado”.

Faça um compromisso com você mesmo e veja sua energia sendo direcionada de maneira produtiva, gerando a satisfação necessária para que suas atividades sejam entregues e sua performance aumenta como consequência. 

 

Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos procrastinadores também. 

Até a próxima!😉

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply