fbpx Skip to main content
O engajamento é essencial para voltarmos nesse pós-crise mais fortes!

Para alguns, o assunto quarentena já deixou de ser uma realidade. Com a redução dos casos em alguns estados do Brasil, os governadores começaram a adotar a flexibilização da quarentena e outros já não estão mais em quarentena. Há aqueles ainda, que permanecem em quarentena em função dos casos que só aumentam.  

A realidade entretanto, tem sido diferente para cada um e não somente a forma como os governantes lidam com a situação, mas nós quanto indivíduos também. E é pensando em como todas essas mudanças afetam o dia a dia das empresas e dos colaboradores, que separamos esse artigo para você. Continua a leitura com a gente.

ma de fazer gestão de pessoas na sua empresa..

4 minutos de leitura.

engajamento quarentena
O que mudou para o colaborador?

Em quarentena ou não, todos nós tivemos que lidar com uma nova realidade e formas de lidar com as novas diretrizes de saúde, uma delas envolvia a redução do contato humano com exceção daqueles que vivem com a gente dentro de casa, de modo a reduzir o contágio.

A fim de atender essa nova diretriz, muitas empresas optaram pelo trabalho remoto como forma de seguir com os negócios. A nova realidade exigiu das pessoas resiliência, adaptabilidade e inteligência emocional para continuar. 

Toda essa mudança não tem sido muito fácil para o colaborador que deve criar uma rotina, que inclui cuidar da sua casa quanto espaço de trabalho e criar momentos de lazer em um espaço onde esses dois mundos se encontram, mas com cuidado para que não colapsem – Para alguns ainda existem um segundo fato, que são os filhos –  E é aí onde o maior desafio está para o colaborador que precisam criar e gerenciar muito bem seu tempo além de resiliência para que os pratos não caiam. E tudo permaneça em equilíbrio.

O que mudou para a empresa?

Muitas empresas passaram por dificuldades com fluxo de caixa o que resultou tragicamente no fechamento das portas de muitos empreendedores, fosse temporariamente ou não. 

Algumas tiveram que se reinventar, para manter seus negócios de pé. E com isso, muitas optaram pelo trabalho remoto. O que exigiu um esforço de RH e administração muito importante para que todos pudessem e tivessem as ferramentas necessárias para desenvolver suas atividades de forma remota.

Para além do ferramental, essa nova realidade exigiu das empresas uma readaptação da cultura organizacional, que passa agora a se relacionar de forma diferente, seja no relacionamento colaborador>empresa ou mesmo empresa>colaborador. E então que surge a grande dúvida:

Como é possível manter os colaboradores engajados com a empresa de forma remota?

Certamente que as coisas pareciam muito mais simples quando todo mundo estava no mesmo local. Mas existem diferentes formas de engajar os colaboradores mesmo distante. É nisso que queremos focar. Para tal:

1. Assuma uma postura de Ouvinte

Uma das mudanças essenciais que deve ser observada pelas equipes de RH é a necessidade de assumir uma postura de ouvinte, deve ser duplamente reforçada. Entender o que falta ao colaborador, benefícios e como a empresa pode ajudá-lo nesse momento, é essencial para estreitar o relacionamento colaborador>empresa.

Embora na teoria tudo parece muito simples, a realidade é que na prática não é. E o colaborador precisa entender que a empresa ainda está ali, funcionando, e ao RH é preciso entender que existirão exceções. Pois cada indivíduo lida com as novas situações de forma diferente e essa readaptação acontece tanto de dentro pra fora quando de fora pra dentro.

2. Não deixe de comemorar pequenas vitórias

É importante manter antigos rituais que a empresa possui. Então se sua empresa, tinha como ritual comemorar o alcance de metas de forma mensal, por exemplo, sugira uma festa online e envie alguns mimos aos colaboradores em suas residências. 

A ideia de manter rituais, é para que o colaborador entenda que quando se tratando de trabalho a única coisa que de fato mudou, fora a localização e a distância. Mas a empresa continua funcionando e estará lá para celebrar, apoiar e seguir buscando resultados juntos.

3. Esteja sempre alinhada com a equipe de Comunicação interna

O papel da comunicação interna assim, como recursos humanos, é garantir ao colaborador a sensação de que mesmo em distanciamento social a empresa continua ali, funcionando.

Para isso, estar em contato com os colaboradores é essencial. As ações de comunicação mais que continuar devem refletir o momento da empresa com transparência. 

Mas fuja dos e-mails marketing padrão. Crie programas de engajamento a distância, quizzes, ferramentas dinâmicas que possam acontecer de forma online e ainda assim integrar as pessoas. Um exemplo: Que tal criar uma playlist de quarentena com os colaboradores?

4. Faça um acompanhamento junto às gerência sobre o desenvolvimento de suas equipes

Nós sabemos o quão importante para um time é a presença e suporte da gerência. Mas a verdade é que para a gerência também existiram mudanças que agora devem ser vistas com cuidado. 

O gestor passa a assumir um papel essencial de apoiador. Exercer a liderança consciente é uma ótima forma de apoiar os colaboradores administrando a atenção dedicada à cada atividade, sem deixar de lado suas próprias atividades. E reduzindo os níveis de ansiedade e estresse que acompanham o novo momento.

BÔNUS: Saia da caixa

Todos entendemos que o momento é delicado, mas é preciso criatividade para engajar colaboradores para além do e-mail marketing padrão. Afinal de contas, não podemos tratar momentos atípicos com a mesma moeda que tratamos o dia a dia normal de trabalho. É preciso uma mudança criativa na forma de mostrar aos colaboradores que a empresa está ali. Então OUSE ser o tipo de empresa que se faz presente em pequenas e grandes ações mesmo de longe. 

E claro, conte com a gente para sempre trazer conteúdos que agreguem ao seu dia a dia. É só assinar nossa newsletter e acompanhe nossas redes sociais para conteúdos como esse e muito mais.

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply