fbpx Skip to main content
 A escuta ativa é uma habilidade que deve ser continuamente exercida e aperfeiçoada. Acompanhe o artigo e entenda os benefícios de um diálogo eficaz no ambiente profissional.

Enquanto seres sociais, nós precisamos usar da comunicação, seja ela verbal e/ou não verbal, para repassar as informações ao nosso ouvinte e assim garantirmos a compreensão ao que foi dito. 

No mundo contemporâneo, onde há muitas distrações e a quantidade de dados está sempre se renovando, não é raro que essa comunicação aconteça com falhas, o que acaba por prejudicar aquilo que foi direcionado a nós, uma vez que não tenhamos desenvolvido a habilidade da escuta ativa.

Mas o que de fato significa a escuta ativa? Qual a sua importância para a comunicação e as relações de trabalho? E mais: como implementar essa habilidade no ambiente profissional? 

No artigo de hoje, trataremos justamente desses pontos. Confira!

5 minutos de leitura.

Escuta ativa

Qual a definição de escuta ativa?

A escuta ativa significa saber ouvir com atenção e empatia aquilo que o outro tem a nos dizer. Diferentemente de apenas ouvir, desenvolver a escuta ativa tem a ver com prestar atenção e expressar interesse genuíno pela fala do interlocutor, demonstrando uma receptividade clara quanto ao que ele quer transmitir.

Por que devemos exercer a escuta ativa?

A escuta ativa é uma habilidade que deve ser continuamente exercida e aperfeiçoada por todos os seres humanos, porque sem um diálogo eficaz, é bem provável que ocorram problemas nos relacionamentos — sejam pessoais ou profissionais —, devido a interpretações equivocadas sobre uma determinada fala, opinião e/ou feedback.

Quando essa habilidade é constantemente praticada, as relações passam a ser mais claras e eficientes, e o outro se sente mais aberto a compartilhar experiências. Ao passo que uma mensagem é repassada e recebida de forma simultânea, há a prevenção de mal-entendidos entre emissor e ouvinte.

Assim, ser um mero ouvinte (escuta passiva) também contribui negativamente para que a produtividade da equipe saia prejudicada; o correto, portanto, é procurar questionar e tirar as dúvidas sempre que necessário, a fim de exercer um papel de relevância no meio laboral.

Outro ponto que a escuta social agrega é no desenvolvimento da confiança entre os colegas, de modo que ambos consigam identificar e buscar soluções para os problemas do dia a dia.

E como podemos exercer essa habilidade no ambiente de trabalho?

A prática da escuta ativa traz variados benefícios para todos os envolvidos no ambiente profissional, independente se os colaboradores estão atuando de forma presencial ou em home office

A escuta ativa pode ser desenvolvida das seguintes formas:

  • Eliminação das Distrações: Durante uma conversa, procure dar total atenção ao falar com o outro, não mexendo no celular ou em outros aparelhos;
  • Treinando o Foco: Dê atenção também à linguagem corporal do interlocutor, demonstrando igualmente uma postura de interesse pelo assunto que o emissor está lhe repassando;
  • Mantendo Contato Visual: Busque olhar diretamente para a pessoa, e não para os lados ou para algum objeto. Isso reforça que você se importa com o que está sendo falado e sobre o que ele/ela está falando;
  • Não se precipitando: Deixe para dar opiniões apenas quando tiver certeza de que está por dentro de toda a situação exposta pelo emissor;
  • Expondo seu lado: Coloque seu ponto de vista, sempre que possível, dando um feedback construtivo a respeito do que foi lhe contado. Caso seja uma crítica, procure não ser agressivo;
  • Exercendo a Empatia no Trabalho Home Office: Caso trabalhe de forma remota, seja solidário com os seus colegas, ajudando-os na utilização de recursos e/ou aplicativos de comunicação, bem como trocando experiências sobre as dificuldades que ambos enfrentam trabalhando de casa.

Todas essas ações ajudam a estreitar os laços e melhorar as relações interpessoais (mesmo que a distância).

[Infográfico] 4 Técnicas para melhorar a Produtividade no Home Office

Trabalhar de casa pode parecer desafiador. Mas pode tornar uma solução com muitas vantagens ao profissional

Conclusão

Como pudemos perceber, a escuta ativa é uma técnica bastante útil em todos os ambientes e, em especial, nas relações de trabalho. 

A partir de um uma interlocução aberta, onde nós passamos a ouvir e entender a mensagem do outro — de maneira voluntária e sem julgamentos —, consequentemente haverá a diminuição de problemas na comunicação e interpretações confusas e/ou dúbias são prevenidas.

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply