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Como colaboradores mais satisfeitos pode transformar a cultura organizacional da sua empresa

É correto afirmar que colaboradores satisfeitos, produzem muito mais. Mas como isso impacta diretamente a cultura organizacional da sua empresa é o que queremos tratar aqui nesse post

6 minutos de leitura.

Cultura Organizacional

De longe, é possível afirmar que o ser humano quando engajado com algo se dedica muito mais, e tem sua produtividade duplicada por consequência desse esforço. O que muitos profissionais de recursos humanos, se questionam, entretanto, é que como isso impacta a cultura organizacional da sua empresa.

Quero aqui destacar que existem diversas formas de engajar seus colaboradores e detalhamos um pouco mais do assunto em outro post. Neste post, entretanto queremos explorar com você, leitor, como trabalhar nesse engajamento pode trazer resultados positivos tanto os profissionais quanto para o resultado da empresa como um todo.

Antes de entrarmos no assunto é necessário esclarecer uma dúvida muito importante para que possamos dar continuidade no tema que é:

O que é cultura organizacional?

De acordo o SBCOACHING Group™, cultura organizacional é o sistema que fundamenta toda a organização e a diferencia das outras, como resultado da dinâmica cultural interna e em relação à sociedade.

Entendido esse conceito, é possível afirmar que a cultura organizacional representa a forma de perceber, pensar, sentir e agir dos colaboradores, que é passada adiante e validada por todos.

Como isso afeta os resultados da minha empresa?

Para que haja engajamento do colaborador na realização de um conjunto de atividades que ligam a função, à concretização de uma meta, é necessário que o colaborador entenda a importância do papel dele, nesse processo como um todo.

É importante ressaltar que, toda empresa possui uma cultura organizacional, uma vez que entendemos que essa cultura é formada pelo comportamento de diversos indivíduos baseado em uma dinâmica cultura interna da empresa.

Entretanto, quando a missão, visão e valores da empresa não são claras para os colaboradores e a comunicação empresa-colaborador possui muitos ruídos, o funcionamento do sistema vivo que é o seu negócio, é afetado por inteiro.

Separamos alguns dos dados principais danos causados pela ausência de uma cultura organizacional bem embasada.

Falta de interesse

Com uma comunicação que possui ruídos, objetivos que não são claros e a motivação da equipe que já não é mais a mesma, é de se esperar que seu colaborador comece a se desinteressar pela atividade que possui.

E acredite ou não é muito mais comum do que parece.

Começa a existir um questionamento sobre a importância da atividade executada e quando a quantidade de expectativa não atendida reduz, outro problema acontece quase que sequencialmente:

Absenteísmo

Como já abordamos anteriormente, o absenteísmo é uma palavra com origem no latim, onde absens significa “estar fora, afastado ou ausente”. O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função.

Com a falta de interesse do colaborador, falta de incentivo e motivação, todo motivo será aceito como argumento para um aumento significativo na sua taxa de absenteísmo do seu time. Que por consequência pode resultar em um também futuro e sequencial:

Turnover

Como mencionamos em outro conteúdo com mais detalhes, existem diversos motivos que contribuem para o turnover, como: salários baixos, más condições de trabalho e, um deles está diretamente ligado à própria insatisfação do colaborador com a empresa.

O colaborador passa a pesquisar por outras oportunidades de mercado e consequentemente se tornar um detrator da marca da empresa para potenciais talentos.

Por esse motivo é necessário dar uma atenção duplicado à satisfação do colaborador.

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Mas por que é preciso um cuidado extra com a satisfação dos colaboradores

A resposta para essa pergunta está no próprio título desse conteúdo.

Uma equipe engajada dentre os inúmeros benefícios que podem trazer para a cultura organizacional da sua empresa, podemos destacar: ente:

Sentimento de pertencimento

Você certamente já ouviu falar do sentimento de dono, termo muito usado por empreendedores de todo o Brasil, se refere ao ato de realizar as atividades com olhar de dono do negócio.

O sentimento de pertencimento também se refere a entender que as atividades do colaborador afetam outros integrantes do time e contribui para que uma tarefa maior seja cumprida, gerando com isso:

Engajamento com os colegas de trabalho

Seu colaborador passa a ter uma relação de proximidade com os colaboradores que permite enxergar além das próprias atividades, o que impacta diretamente o:

Comprometimento com as entregas e alcance das metas

Com comprometimento, a produção do seu time aumenta visto que todos estarão trabalhando para o alcance de uma meta em comum para a empresa.

Ou seja, ter colaboradores mais satisfeitos não somente transforma a cultura organizacional da empresa, como permite aumentar os resultados do seu negócio de forma produtiva e colaborativa.
A sua equipe tem trabalhado de forma colaborativa? conta pra gente nos comentários e não deixe de nos seguir nas redes sociais também: Facebook | Linkedin | Instagram

Até a próxima.

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