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A comunicação interna tem o papel de unir os colaboradores e a empresa através da criação de empatia e reconhecimento do seu papel no desenvolvimento da história da empresa.

O mundo corporativo e as empresas de todos os nichos no ano de 2020, viram seus negócios mudarem completamente de cabeça para baixo. Não somente as empresas, mas a forma de fazer negócios também mudou.

Há entre os empreendedores aqueles que não temem a mudança, outros que preferem seguir o flow (sempre com cautela) pra ver como a coisa anda sem se desesperar e há ainda aqueles que entram em completo pânico e desespero quanto à gestão de colaboradores e todo equilíbrio emocional e físico que é necessário para as adaptações que a pandemia de COVID-19 trouxe com ela à vida de milhares de brasileiros.

4 minutos de leitura.

Comunicação Interna na Crise do corona

Nunca se falou tanto em equilíbrio emocional e liderança consciente como nos dias de hoje. Isso porque uma das consequência da pandemia, fora o isolamento social. Onde todos se viram obrigados a uma nova realidade de reclusão que os impossibilitava de estar em contato com outras pessoas que não fossem as de seu convívio domiciliar.

O Que de fato mudou? 

Como é de conhecimento geral, o vírus corona (Covid-19) é altamente transmissível. Sua transmissão acontece em contato com pessoas infectadas, através de vias aéreas e respiratórias, contato físico e em especial o direcionamento das mãos contaminadas pelo vírus ao nariz, boca e olhos. 

Aproximadamente no mês de Maio, fora decretado pelos governadores de acordo com suas respectivas cidades, a instrução ao lockdown completo – Com exceção de serviços considerados essenciais como mercados, padarias, farmácia e hospitais e alguns outros –  exigindo com isso que o comércio e as atividades trabalhistas de modo geral fossem interrompidas de modo a evitar que o vírus se propagasse.

Ao trabalhador, fora exigido o modelo  Home office qual permitia aos trabalhadores (se com as ferramentas necessárias) realizar o seu trabalho da própria casa. Algumas empresas ainda viram a necessidade de ampliar o leque de benefícios ao colaboradores enquanto em quarentena.

Como a empresa pode contribuir para a prevenção do contágio pelo vírus? 

É papel da empresa, comunicar aos colaboradores as ações de prevenção que a empresa está realizando, as mudanças que devem ser feitas e aplicadas e até as melhorias que serão implementadas para que todos se sintam seguros com o que logo chamaremos de: “O novo normal”. 

É de extrema importância que haja certo cuidado em comunicar continuamente ações diárias que contribuem para a redução do contágio.

O papel da comunicação interna é garantir ao colaborador a sensação de que mesmo em distanciamento social a empresa continua ali, funcionando.

Com o simples ato de se colocar em primeiro plano, a equipe de comunicação faz uma ponte importante entre o colaborador e a empresa, trazendo um pouco mais de segurança e confiança para o funcionário.

Comunicação interna passa a assumir o importante papel de unir as pessoas.

Certamente que em conjunto com as estratégias de recursos humanos e gestão de pessoas, comunicação interna terá o importante papel de transformar temas muitas vezes ríspidos em conversas amigáveis

Um exemplo disso que podemos trazer, fora o fato de que com o distanciamento social obrigatório a taxa de desemprego no Brasil subiu em 13,6% do ano de 2019 para 15,6% somente nos três primeiros meses do ano de 2020.

Ao pegar empreendedores e donos de empresa, de surpresa, as ações de prevenção causaram impacto financeiro maior do que o esperado, gerando um aumento considerável  na taxa de desemprego em todo o país.

Algumas empresas recorreram à comunicação interna o importante papel de gerenciar essas comunicações mais massificadas aos colaboradores de modo a não causar alardes precipitados. Mas essa é apenas a parte dura, vamos falar dos bons frutos também!

A importância da comunicação interna nas empresas.

Você certamente já deve ter entendido a importância dessa área para a empresa, mas vamos elencar algumas vantagens de utilizar a área de comunicação interna e em especial em momentos de crise. Confira:

Melhora o clima organizacional

Para alguns, o ambiente corporativo é o local onde a maior parte do tempo produtivo do dia é dedicado. Ou seja, é necessário que se faça deste ambiente um lugar agradável para se estar de forma geral.

Com comunicação interna, os profissionais são estimulados a interagirem, desenvolvendo relacionamento interpessoal e melhorando o clima organizacional da empresa. Quando se tratando de trabalho remoto, essas interações se fazem duplamente necessárias, uma vez que, se entende que os colaboradores passam por uma readaptação de modelo de trabalho que exige comunicação e clareza para que o impacto da mudança seja minimamente reduzido.

Facilita a integração de novos funcionários

Para novos funcionários, conhecer seus colegas e criar uma atmosfera agradável para se estar sem ajuda, pode ser desafiador especialmente nos primeiros meses.

O time de comunicação interna facilita esse processo instruindo ao novo colaborador, conhecer a missão, visão e valores da empresa, sua história e portanto a importância do seu papel quanto colaborador e das atividades que irá exercer. Permitindo que se sinta menos isolado e o processo de adaptação além de mais rápido, passa a ser mais amigável também.

Reduz os efeitos de uma crise

Especialmente em momentos de crise, a empresa precisa comunicar sua real situação para os colaboradores, melhorando a empatia dos colaboradores para com a sua empresa e criando um senso de união que fortalecem os laços para que todos saiam dessa crise juntos.

Além de reduzir dúvidas quanto às ações que a empresa está tomando para que todos se sintam confortáveis e acolhidos ainda que o momento não seja do mais agradável, isso reduz fofocas e intrigas que a falta de comunicação clara pode criar.

Mantenha seus colaboradores em contato com as estratégias da empresa e cientes dos movimentos que são tomados para que todos ajudem a passar por esses momentos. Mas lembra-se: é preciso que todos entendam e enxerguem com clareza essas ações. Afinal de contas como muito colocado pela equipe da Rock content:

“Não espere comprometimento de um profissional desalinhado com os objetivos da empresa, insatisfeito com o ambiente de trabalho ou desprestigiado”.  Rock Content

Faça-se presente. Comunicação interna é uma ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa. Pois ela será responsável por criar uma comunicação que cuidem das pessoas que mais fazem da sua empresa um sucesso: Seus funcionários. 

 

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