fbpx Skip to main content
Seu estabelecimento está pronto para novos desafios?

Após enfrentar um ano difícil, os estabelecimentos precisam se preparar financeiramente para ter um 2021 mais tranquilo e com resultados melhores. Esse preparo não é um bicho de sete cabeças, mas é necessário seguir alguns passos para que ele seja eficiente.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos neste post 6 passos para preparar seu estabelecimento financeiramente para o ano de 2021. Confira!

8 minutos de leitura.

Preparar seu estabelecimento financeiramente para 2021

Faça uma análise financeira do ano passado

Antes de planejar 2021, você tem que entender como foi o último ano para o estabelecimento. Então, veja onde os recursos do negócio foram investidos, quais produtos deram mais retorno e quais foram os principais gastos.

Em sua análise, lembre-se de considerar que 2020 foi um ano bem diferente do normal. Veja quais custos mudaram, o que foi cortado ou implementado devido à pandemia. Ainda é importante pegar registros de anos anteriores, como 2 ou 3 anos, para comparar e fazer uma análise mais completa sobre seu negócio.

Nesse post abordamos os efeitos da pandemia na saúde financeira do seu negócio.

Observe o comportamento do seu público

O ano de 2020 mudou o comportamento dos consumidores e acelerou muitas mudanças que já estavam previstas para um futuro distante, como o crescimento do serviço de delivery.

Você precisa observar como o seu público está se comportando, porque assim saberá onde deve investir mais recursos. Se você tem um açougue, por exemplo, precisa observar se seus clientes estão voltando a frequentar seu estabelecimento ou se estão pedindo para entregar. 

Dessa forma, você saberá se em 2021 é melhor investir mais em melhorias na entrega ou na estrutura do estabelecimento. Inclusive, nesse post nós trouxemos 7 estratégias tecnológicas que vieram para ficar no mundo dos lojistas.

Já se você tiver uma padaria, por exemplo, veja quais foram os tipos de produtos preferidos de seu público e aumente a oferta deles nesse novo ano. Além disso, diminua a compra ou produção daqueles que tiveram menos saída e ficaram encalhados no estabelecimento.

Corte gastos desnecessários

Ao fazer uma análise financeira do ano passado, veja onde seu estabelecimento está desperdiçando dinheiro e corte esses gastos. Eles podem ser, por exemplo, com fornecedores. Você pode tentar negociar ou encontrar outro fornecedor que tenha bons ingredientes e mercadorias por preços justos. 

Outra opção interessante para cortar gastos nesse momento é renegociar o aluguel, caso o imóvel não seja seu. Vale a pena falar com o proprietário, porque ninguém quer ficar sem uma fonte de renda agora. Veja ainda se seu negócio não está tendo desperdícios, como com gás e luz, e se há ações ou soluções no mercado que eliminem essas perdas.

Preveja riscos

Prever todos os riscos que podem acontecer em 2021 é impossível, mas você com certeza tem alguma ideia de situações que podem provocar vendas abaixo do esperado ou causar uma crise financeira inesperada no país. Sendo assim, faça uma lista com possíveis riscos para seu estabelecimento e, em seguida, planeje as soluções para cada um deles.

Defina metas e objetivos

Depois de analisar os últimos anos de seu estabelecimento, conhecer melhor seu público, cortar gastos e prever riscos, está na hora de definir metas e objetivos para 2021.

As metas são pequenas ações que vão te fazer atingir os objetivos do ano, que podem ser aumentar o lucro, reduzir o custo de aquisição de clientes ou da produção de um alimento. Lembre-se de que as metas e os objetivos devem ser realistas, se não a empresa não conseguirá alcançá-los.

Crie estratégias

Por último, estabeleça as estratégias que serão utilizadas para atingir os objetivos de 2021. Para saber quais são as estratégias mais adequadas, reveja a análise financeira dos outros anos para conferir o que funcionou, o que não e considere o novo comportamento dos clientes.

Realize esses passos para preparar seu estabelecimento financeiramente para 2021 e, assim, tenha um ano mais tranquilo em seus negócios. E, já que você terá que rever os gastos de sua empresa, que tal saber como escolher o melhor plano de saúde corporativo?

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply