fbpx Skip to main content
Conheça os 10 sabotadores que impedem o sucesso em sua vida pessoal e profissional

Certamente em algum momento da sua vida, você já se pegou pensando negativamente sobre si mesmo, outras pessoas e/ou situações. E tais pensamentos te levaram a se auto sabotar não é mesmo?

6 minutos de leitura.

Identificar os seus Sabotadores Internos

Ou até mesmo o nível de perfeccionismo foi tão grande na hora de fazer algo que você acabou não terminando uma atividade a tempo? 

Isso acontece por causa dos seus sabotadores internos. Há ainda pesquisas que apontam tendências alarmantes no número de indivíduos que conseguem ‘driblar’ esses sabotadores e alcançar o seu potencial completo. Neste artigo vamos abordar alguns desses sabotadores a fim de compreendê-los e como eles tem te impedido de vencer.

O que são sabotadores internos?

Os sabotadores internos são inimigos do nosso bem-estar, produtividade e do nosso humor. Eles são, na verdade, padrões mentais e emocionais que nos levam à autossabotagem. Nós convivemos com eles todos os dias, desde a infância, onde em grande parte dos casos fora o momento onde a maioria deles foram criados.

O problema é que esses sabotadores impedem que sejamos livres mental e emocionalmente e muitas vezes são os precursores do desenvolvimento de transtornos como a ansiedade e a depressão.

Ter uma vida interior saudável e atingir o sucesso profissional requer muita paciência e disciplina. Para chegar lá, precisamos lidar com esses sabotadores internos e evitar que eles cresçam ainda mais e dominem a nossa psique. Vamos conhecer alguns deles:

[Infográfico] 4 Técnicas para melhorar a Produtividade no Home Office

Trabalhar de casa pode parecer desafiador. Mas pode tornar uma solução com muitas vantagens ao profissional

Os principais sabotadores internos são:
1- O Crítico

Esse por si só é o principal Sabotador, o que afeta todo mundo. Ele leva você a encontrar constantemente defeitos em si mesmo, nos outros e nas suas condições e circunstâncias.

Gera a maior parte da sua ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha e culpa. 

Sua mentira para se justificar é a de que, sem ele, você ou os outros se transformam em seres preguiçosos e sem ambição que não iriam muito longe.

2- O Insistente

É a necessidade de perfeição, ordem e organização levada longe demais. Ele deixa você e os outros ao seu redor ansiosos e nervosos.

Drena a sua energia ou a dos outros com medidas extras de perfeição que não são necessárias. Também faz você viver em constante frustração consigo mesmo e com os outros pôr as coisas não estarem perfeitas o bastante. 

A mentira dele é que o perfeccionismo é sempre bom e que você não paga um preço muito alto por ele.

3- O Prestativo

Este sabotador obriga você a tentar ganhar aceitação e afeição ao ajudar, agradar, salvar ou elogiar os outros constantemente. O resultado é que ele faz com que você perca de vista suas próprias necessidades e se ressinta dos outros. Também encoraja os outros a se tornarem exageradamente dependentes de você. 

Sua mentira é que você está agradando os outros porque é uma coisa boa de se fazer, negando que, na verdade, você está tentando ganhar afeição e aceitação indiretamente.

4- O Hiper-Realizador

Este sabotador deixa você dependente de desempenho e realizações constantes para ter respeito e validação próprios. Ele mantém você concentrado principalmente no sucesso exterior em vez de no critério interior para felicidade. 

Costuma levar a tendências insustentáveis de vício em trabalho e faz com que você perca contato com necessidades emocionais e de relacionamento mais profundas. 

Sua mentira é que sua aceitação própria deveria ser dependente do desempenho e da valorização externos.

5- A Vítima

Ele quer que você se sinta emotivo e temperamental como forma de ganhar atenção e afeto. Resulta em um foco extremo em sentimentos internos, principalmente os dolorosos, e pode muitas vezes ter uma tendência a se martirizar. 

As consequências são que você desperdiça sua energia mental e emocional, e os outros se sentem frustrados, impotentes ou culpados de nunca conseguirem fazer você feliz por muito tempo. 

A mentira deste sabotador é que assumir a figura de vítima ou mártir é a melhor maneira de atrair cuidado e atenção para si mesmo.

6- O Hiper-Racional

Ele coloca um foco intenso e exclusivo no processo racional de tudo, incluindo relacionamentos. Ele faz com que você seja impaciente com as emoções das pessoas e as veja como indignas de muito tempo e consideração. Quando você está sob a influência do Hiper-Racional, pode ser visto como frio, distante ou intelectualmente arrogante.

Ele limita sua profundidade e flexibilidade em relacionamentos no trabalho e em sua vida pessoal e intimida pessoas com mentes menos analíticas. 

A mentira dele é que a mente racional é a forma mais importante e útil de inteligência que você possui.

7- O Hipervigilante

Ele faz você sentir ansiedade intensa e contínua em relação a todos os perigos que cercam você e em relação a tudo o que poderia dar errado. Ele fica constantemente em estado de alerta e nunca pode descansar. Isso resulta em uma grande quantidade de estresse contínuo que exaure você e os outros. 

A mentira é que os perigos ao seu redor são maiores do que realmente são e que a vigilância ininterrupta é a melhor maneira de lidar com eles.

8- O Inquieto

Ele está constantemente em busca de emoções maiores na próxima atividade ou mantendo-se sempre ocupado. Ele não permite que você sinta muita paz e alegria com sua atividade atual. Dá a você uma contínua série de atividades que o faz perder o foco nas coisas e nos relacionamentos que realmente importam. 

As outras pessoas têm dificuldade em acompanhar a pessoa guiada pelo Inquieto e costumam se sentir distantes dele ou dela. 

Sua mentira é que, ao se manter tão ocupado, você está vivendo a vida intensamente, mas ele ignora o fato de que a busca por uma vida cheia faz você perder a vida que está acontecendo no momento.

9- O Controlador

Este sabotador funciona movido a uma necessidade ansiosa de estar no comando, controlar situações e dirigir as ações das pessoas de acordo com a vontade dele. Ele gera alta ansiedade e impaciência quando isso não é possível. 

Na visão do Controlador, ou você está no controle, ou está fora de controle. Enquanto o Controlador permite que você consiga resultados em curto prazo, ele acaba gerando ressentimento nos outros em prazos mais longos e impede que eles exercitem e desenvolvam sua capacidade plena. 

A mentira dele é que você precisa do Controlador para extrair os melhores resultados das pessoas ao seu redor.

10- O Esquivo

Ele se concentra no positivo e no prazeroso de uma maneira extrema. Ele evita tarefas difíceis e desagradáveis e conflitos. Ele leva você aos hábitos de procrastinar e fugir de conflitos. 

Isso resulta em explosões nocivas, em conflitos sufocados que foram deixados de lado, e provoca atrasos na conclusão de coisas. A mentira deste é que você está sendo positivo, e não evitando seus problemas.

Liderança Consciente: Como mindfulness pode mudar a forma de gerir seu time

Liderança consciente é sobre estar inteiramente presente na vida do seu time com empatia e foco não somente no desenvolvimento dos profissionais

E como me livro desses sabotadores então?

É claro que lutar contra algo que te controlou a vida inteira é muito difícil e requer bastante disciplina, mas a jornada de cem passos começa com um primeiro, não é mesmo?

Inicialmente, é preciso reconhecer quem é o sabotador que toma conta de você. Sem cobranças, sem medo, apenas utilizando uma análise crítica do que te acontece no dia a dia e como você reage a isso.

Identificado o sabotador, a luta se inicia. Por estar acostumado ao sabotador interno, muitas vezes você pode se sentir obrigado a voltar à sua zona de conforto. Você precisa pensar muito sobre o que você faz e como você faz, reeducando seu próprio comportamento de maneira positiva.

Evidentemente terapia pode ajudar muito neste processo. Se for o caso, procure um bom psicólogo para te ajudar no processo.

Espero que esse conteúdo te ajude no seu processo de desenvolvimento pessoal. Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este!😉

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply