fbpx Skip to main content
3 Benefícios corporativos para ajudar seu colaborador nessa quarentena

Estar presente e apoiar o colaborador com certos benefícios corporativos em momentos como o que estamos vivendo é essencial e queremos te ajudar com essa missão!

5 minutos de leitura.

3 Benefícios corporativos para ajudar seu colaborador nessa quarentena 1 julho 13th, 2020

Se você acompanha as notícias, deve estar sabendo que houve um aumento considerável nos casos de contaminação pelo novo vírus Covid-19 no país e esse número vem em curva de crescimento desde o final do mês de Março.

Devido o alto risco de contágio, foi requisitado pela OMS (Organização Mundial de saúde) que o país entrasse em quarentena evitando assim contato entre pessoas infectadas, certo de que a doença só é identificada após 14 dias.

Com isso, muitas empresas adotaram o trabalho remoto como forma das empresas continuarem operando reduzindo assim o impacto econômico no negócio.

A equipe de Recursos humanos com isso, passa a adotar uma nova postura frente à pandemia e a forma como se comunica e engaja os colaboradores também. 

Uma das formas de reduzir os impactos dessa mudança na vida dos colaboradores é através dos benefícios que as empresas fornecem aos colaboradores! 

Separamos aqui 3 dos benefícios essenciais para os colaboradores em épocas de crise e uma dica bônus, então fica aqui com a gente.

O que não pode faltar ao colaborador nesse momento de quarentena?

Em momentos tão delicados como o que estamos vivendo mais do que instrumentos para que o colaborador exerça suas funções, tais como computador, ferramentas tecnológica e etc, é preciso muita empatia e compreensão.

É certo dizer que uma pandemia como essa, cada pessoa irá lidar com a nova condição de trabalho de maneiras diferentes e para o colaborador que não tenha tido a experiência home office inicialmente, esse primeiro impacto pode causar níveis diferentes de desempenho, por isso é necessário ter as expectativas bem alinhadas com o colaborador e entender como apoiá-lo

Uma forma de seguir dando ao colaborador o suporte necessário mesmo estando em distanciamento social são os benefícios como:

1. Benefício Alimentação e Refeição

Os benefícios corporativos alimentação e refeição devem ser mantidos, salvo se estiver escrito diferente em acordo, contrato ou convenção coletiva. Isso porque se entende que o colaborador está trabalhando normalmente, não sendo um período de férias, tampouco de licença. 

Mas se você não sabe ainda quais os melhores benefícios para o seus colaboradores, não se preocupe, criamos um e-book super completo para te explicar um pouco sobre os benefícios mais utilizados no mundo corporativo para que você entenda o cenário do seu negócio adapte seu momento à novas soluções.

[eBook] Quais os Melhores Benefícios para Dar aos meus Colaboradores

Um guia completo para você entender melhor como dar os benefícios corporativos!

Se for exigida jornada normal de trabalho, sendo trabalhadas todas às oito horas do dia é necessário manter o benefício, certo de que mesmo de casa o colaborador também precisa se alimentar. 

Uma ressalva importante é de caso a empresa opte pela exclusão do contrato de trabalho, autorizada pela MP n.º 936/2020, tais benefícios concedidos aos colaboradores devem ser mantidos.

2. Convênio Médico, Odontológico e Auxílio-creche

Quase que essencial em época especialmente de pandemia, convênios médicos também devem ser mantidos em prol da preservação da saúde do colaborador e sua família

Entretanto, considerando o cenário atual, benefícios como o Auxílio-creche e benefício cultura podem ser temporariamente suspensos, especialmente considerando o cenário atual onde todos devem permanecer em suas casa em quarentena.

3. Ajuda de Custos

O trabalho remoto é classificado como atividade realizada fora do escritório ou estabelecimento da empresa, portanto na casa do funcionário.

Certamente, trabalhando de casa o colaborador passa a ter um aumento com custos de água, luz e internet. 

Caso a empresa opte por conceder ao colaborador uma ajuda de custos para arcar com as despesas de casa uma vez que o trabalho é exercido por lá, a lei estabelece que é necessário que a empresa faça um aditivo ao contrato de trabalho falando quem será responsável pelos custos que o teletrabalho irá gerar ao colaborador. 

Sendo assim, vale ressaltar que os termos dessa negociação deve ser alinhado entre a empresa e trabalhador.

Existe obrigatoriedade em manter esses benefícios?

Ainda que existam tribunais que decidam favoravelmente aos empregados quanto ao reembolso de despesas com água e luz, não há disposição alguma que obrigue esse pagamento, ainda mais por ser difícil individualizar a parcela que tenha, de fato, sido utilizada para fins de home office.

Entretanto, caso a Empresa opte pela suspensão do contrato de trabalho, autorizada pela MP n.º 936/2020, os benefícios concedidos de alimentação, refeição e convênio médico e odontológico aos colaboradores deverão ser mantidos.

Pode ocorrer dedução do salário do colaborador?

De acordo publicado originalmente no site Você S.a.:

“O Decreto n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas que poderão ser adotadas para enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente de um surto do coronavírus, prevê expressamente que, durante a quarentena, a ausência ao trabalho pelo empregado suspeito de contaminação pelo coronavírus será considerada falta justificada”, explica a advogada Aparecida Tokumi Hashimoto, sócia de Granadeiro Guimarães Advogados.

Sendo assim, não haverá dedução do salário do colaborador por esses motivos. 

O trabalho remoto e o desenvolvimento do colaborador enquanto horas trabalhadas, pode ser acompanhado pela gestão através de ferramentas tecnológicas ou mesmo planilhas.

DICA BÔNUS: Benefícios corporativo diferenciados

Algumas empresas como forma de engajar os colaboradores, foram além dos benefícios corporativos não apenas para aproximar o relacionamento com o colaborador em tempos de crises, mas também como forma de cuidado com a saúde do colaborador.

Dentre elas, podemos citar a empresa de cosméticos Natura que enviou aos colaboradores cadeiras ergométricas para que esse momento onde o trabalho remoto é solicitado como forma de evitar contaminação por meio de aglomerações seja confortável e que o colaborador pudesse ter instrumentos de trabalho que fornecessem condições físicas apropriadas para exercer suas funções.

Outra empresa que investiu no colaborador foi a Avon que estendeu o prazo de pagamento das suas consultoras como forma de flexibilizar financeiramente os trabalho dessas revendedoras. 

E a Ifood que criou um fundo de 1 milhão de reais para entregadores, o fundo reservado estaria disponível para colaboradores que apresentassem resultados positivos para a pneumonia, via telemedicina. 

Disponibilizando as opções de auxílio com alimentos ou financeiro, a startup se colocou à disposição de infectados por 14 dias, assumindo a responsabilidade dos riscos que seu serviço poderia oferecer. 

Uma das formas mais conhecidas de impulsionar a qualidade de vida dos colaboradores da empresa, é com a concessão de benefícios corporativos, que quando selecionados de forma estratégica podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dos colaboradores

 

E você? que benefícios concede aos seus colaboradores? 

Fale com um dos nossos consultores e deixa a gente entender como apoiar você nessa jornada.

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply