fbpx Skip to main content

Benefícios, um enorme diferencial na atração de talentos.

A todo momento somos bombardeados de informações sobre a importância de cuidar da qualidade de vidas dos colaboradores da empresa. E a verdade é que esse tema é de fato relevante e deve ser tratado com muita clareza

8 minutos de leitura.

5 fatores que afetam a sua empresa quando não há benefícios 1 abril 14th, 2021

Para um profissional de recursos humanos ou empreendedor, é essencial para o sucesso do negócio que entenda a importância que as pessoas tem e quanto a qualidade de vida dessas pessoas afeta o desenvolvimento da empresa e consequentemente a geração de novos negócios. 

Uma empresa composta por pessoas é também composta de experiências, esperanças, expectativas e frustrações desde o administrativo, operacional até os níveis hierárquicos mais altos. E quanto profissional de RH é importante saber balancear essa cadeia de emoções humanas que movimenta o negócio. 

Parte desse processo é entender como a empresa pode contribuir de forma positiva na vida desses colaboradores para que eles se desenvolvam e tenham desempenhos acima do esperado. E os benefícios que a empresa oferece impacta diretamente nessa relação. Nesse artigo vamos explicar um pouco sobre o por que dar benefícios impactam o dia a dia da sua empresa.  

Qual a importância de dar benefícios corporativos?

Benefícios são a forma que a empresa tem de atender as necessidades básicas dos colaboradores. Podem ser vistos também como forma de aumentar os níveis de satisfação e retenção de talentos de uma empresa. Alguns dos benefícios mais comuns são voltados para alimentação do colaborador, transporte, convênio médico e odontológico ou até descontos em medicamentos, academias, farmácias, livrarias, cinemas entre outros. 

Muitos desses benefícios são vistos pelos colaboradores como forma de valorização e para os empregadores como investimento na qualidade de vida da empresa. Entretanto, é importante que a decisão de quais benefícios adotar seja estratégica e esteja não somente ligada às necessidades da empresa, mas às necessidades dos colaboradores prioritariamente. 

Algumas empresas porém, pensam que não existe a necessidade de investir em um bom pacote de benefícios. Essas empresas, por sua vez, não poderiam estar mais enganadas. 

Um pacote de benefícios bem pensado e alinhado às estratégias da empresa, pode ser fator decisivo no momento em que sua empresa estiver sendo avaliada por um talento, investidor ou até mais importante, para retenção dos talentos já presentes no quadro de funcionários.  Afinal essa empresa demonstra um interesse genuíno nos colaboradores, produzindo também uma imagem colaborativa da empresa, qualidade muito bem avaliada por investidores e parceiros de negócios, mantendo também a competitividade da empresa no mercado.

Quais os tipos de benefícios existentes são interessantes para sua empresa?

Escolher o benefício correto para os colaboradores, pode ser uma tarefa difícil se você não entender as necessidades dos seus colaboradores. Para isso é preciso ouvi-los, companhar o mercado e entender a estratégia da sua empresa. Pois essse processo requer um planejamento estratégico que envolve todas essas questões. 

Dentro os benefícios mais comuns de serem concedidos nas empresas temos os benefício alimentação, benefício refeição, auxílio-transporte e convênio médico. Listamos também alguns outros concedido entre as empresas de mercado. São eles:

  • Assistência médica;
  • Assistência odontológica;
  • Auxílio-creche;
  • Auxílio transferência;
  • Auxílio moradia;
  • Auxílio-educação;
  • Vale combustível;
  • Cesta básica;
  • Auxílio medicamento;
  • Telefone Celular;
  • Seguro de vida;
  • Bonificações por metas;
  • Viagens;
  • Descanso remunerado;
  • Descontos na empresa(Lojinha oficial, etc).

 

Esses são alguns dos benefícios que te ajudará na missão de fidelizar seus colaboradores transformando o ambiente de trabalho. No entanto, é importante salientar que os benefícios corporativos tem se tornado cada vez, mas indispensáveis dentre as empresas de destaque.

Não sabe por onde começar ou quais benefícios dar aos seus colaboradores conte com a equipe consultiva da MaxxCard para te ajudar na escolhe de benefícios que fazem a diferença para seus colaboradores. 

Como isso impacta o dia a dia da minha empresa?

O mercado corporativo está cada vez mais competitivo e os potenciais talentos cada vez mais criteriosos, isso impulsiona as empresas que querem se destacar e um bom pacote de benefícios nessa equação se faz indispensável. 

De acordo essa pesquisa feita pela Catho 40% dos profissionais empregados valorizam o pacote de benefícios de uma empresa.  

Separamos 5 fatores que afetam o dia a dia da sua empresa quando você não possui um pacote de benefícios:

  1- Engajamento dos colaboradores:

Quando sua empresa oferece benefícios corporativos, ela não somente demonstra um interesse na qualidade de vida dos colaboradores, como também impacta diretamente na forma como o colaborador avalia a empresa. O que contribui para o bom clima organizacional, uma vez que composta de uma equipe de colaboradores satisfeitos com relação ao trabalho.

  2- Retenção de talentos:

Quando feito de forma estratégica e bem planejada a criação de um pacote de benefícios que serão oferecidos ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional de cada individuo quanto colaborador, o que faz com que ele se sinta valorizado pela empresa e veja ali mais motivos para querer continuar na organização.

  3- Pessoas que vestem a camisa da empresa – Employer Branding:

Employer brading, diz muito a respeito de quanto seus colaboradores valorizam e gostam de trabalhar na sua empresa. E consequentemente na imagem que esses colaboradores vão passar da sua empresa para o mercado.

  4- Crescimento da empresa:

Como dito anteriormente, quem faz do seu negócio um sucesso, são os colaboradores e isso não é segredo para nenhum empreendedor ou gerente de RH. Mas quando as pessoas se engajam e defendem os valores da empresa, a cadeia de geração de negócios se movimenta mais produtivamente, impactando diretamente no crescimento dela como um todo.  

  5- Recrutamento e seleção:

Como dissemos anteriormente, um bom pacote de benefícios se faz essencial na retenção de talentos, certo de que o ambiente corporativo está cada vez mais competitivo quando o assunto é a busca por novos talentos. E esses talentos por sua vez, valorizam benefícios como um dos critérios essenciais de seleção de uma empresa.  

Agora que você entende por que dar benefícios corporativos aos seus colaboradores, que tal começar agora a entregar aos seus colaboradores mais do que um pacote de benefícios, mas benefícios que fazem a diferença? 

Conte com gente para te apoiar nessa missão! 

Não deixe de nos seguir nas redes sociais também: Facebook | Linkedin | Instagram e assine nossa newsletter para continue acompanhando mais conteúdos como esse.

Até a próxima. 

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply