fbpx Skip to main content
Aprenda a nunca mais por a culpa na falta de tempo para não se alimentar bem no trabalho!

“Quando trabalhamos fora de casa, acabamos consumindo mais alimentos prontos e menos saudáveis. Mas quem disse que trabalhando de casa, é diferente? Sem disciplina, as exceções viram regras”

6 minutos de leitura.

7 Alimentos saudáveis para aumentar a imunidade e comer no trabalho

Nossa rotina, é repleta de atividades e prazos que tendem a nos levar a criação de hábitos muitas vezes, não saudáveis. Sejamos sinceros, se olharmos com atenção, nos falta mesmo é disciplina, no entanto nunca fomos ensinados a criar uma disciplina que incluísse alimentação saudável.

Às vezes, é preciso até trocar o almoço por um lanche rápido para dar tempo de se preparar para um reunião ou outra (Quem nunca?).

Quando trabalhamos de casa não é muito diferente.

É momento de cuidarmos da nossa saúde e se alimentar de forma correta. Nossa alimentação exerce papel fundamental na manutenção da nossa saúde e imunidade. O que ajuda no combate a doenças e reduz a contaminação de vírus

Separamos para você 7 dicas de alimentos saudáveis para aumentar a imunidade e comer no trabalho quando bater aquela fome.

1—Frutas são grandes aliadas

A Organização Mundial de saúde(OMS) sugere o consumo de 5 porções diárias de frutas, e não é à toa, as frutas além de possuírem vitaminas essenciais para a saúde, são ótimas fontes de água para a hidratação do organismo.

Frutas cítricas como kiwi, acerola e laranja, dentre outras, são ricas em Vitamina C que atua diretamente no sistema imunológico, auxiliando na produção das células de defesa. 

Além de apresentar grande ação antioxidante, protegendo as células do sistema imune contra os ataques dos radicais livres. Ou seja, substâncias prejudiciais formadas pelo próprio corpo que podem interferir no funcionamento e na estrutura das células saudáveis, fortes aliadas no fortalecimento da imunidade. 

Uma dica é separar porções pequenas para que possa comer ao longo do dia sempre que bater aquela fome durante o horário de trabalho.

2—Castanhas e Frutas Secas

Oleaginosas como a Castanha-do-Pará, castanha-de-caju, nozes, avelã, amêndoas e sementes tais quais podemos citar a chia, gergelim, girassol, linhaça e semente de abóbora além de super versáteis e fáceis de carregar, são grandes fontes de vitamina E

A Vitamina E é um importante antioxidante que ajuda a manter o funcionamento e a estrutura das células livres dos danos dos radicais livres. 

Além de cair super bem com frutas, iogurte ou mesmo em um mix de castanhas super saboroso.

3—Cereais e grãos integrais

Embora, a gente já tenha o arroz e feijão inclusos no nosso cardápio tupiniquim diariamente, grãos tais como grão-de-bico, ervilha, lentilha entre outros, são grandes potencializadores da sua imunidade por serem fontes de zinco.

O zinco por sua vez, exerce o papel de desenvolvimento e integridade dos seus sistemas de defesa do seu corpo, tornando-se um mineral extremamente importante.

Na hora do almoço, descarte o fast food e opte por se alimentar de forma nutritiva e saudável.

4—Iogurte, fermentados e leite

Iogurtes, os leites fermentados e o Kefir, são alimentos probióticos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro, ou seja, de quem os consome. 

Dentre todos os benefícios é comprovado que o consumo de probióticos, aumenta a quantidade e a proliferação de bactérias benéficas em nossa flora intestinal. Isso contribui pra saúde e para o correto funcionamento do intestino, órgão essencial ao sistema imunológico. Afinal, o intestino é uma barreira natural (decide o que entra, e o que não entra) do corpo;

Além disso, os probióticos interagem com o sistema imune das mucosas e auxiliam na sinalização imunológica em diversos órgãos e sistemas do corpo. 

5— Vegetais e temperos naturais

Vegetais são uma excelente opção. Tomates cereja, cenoura, aipo, rabanete ou o que preferir. As fibras e vitaminas ajudarão você a ficar mais atento no trabalho.

Para deixar o lanche mais saboroso, é possível levar um potinho de molho cremoso, como húmus ou molho de tomate, para comer junto.

Para fortalecer sua imunidade, opte por vegetais verde escuros, além de trazer muita cor e um sabor especial para refeição, essas verduras, têm grande quantidade de vitamina C, e também são ricas em vitamina A que possui atividade antioxidante e função imunológica direta.

Claro que, como bons brasileiros que somos, adoramos um bom tempero, na hora de preparar nossas refeições. Alho, pimenta, cebola, manjericão, hortelã… um mais gostoso que o outro.😋

Esses temperos além de trazerem uma composição de sabores únicos aos nossos pratos com quase que inconfundíveis, são também ricos em antioxidantes que ajudam no correto funcionamento do sistema imunológico.

Importante salientar aqui que nada em excesso faz bem, então use-os com moderação. E opte sempre pelo uso de temperos in natura.

6—Beba bastante água

Parece até clichê, eu sei. Mas a verdade é que a hidratação é um dos principais pontos de atenção para o bom funcionando do nosso corpo, o que inclui o sistema imunológico.

E não é segredo que, para que o nosso corpo opere de maneira satisfatória é necessária uma certa quantidade de líquidos, o chamado equilíbrio de fluidos. 

Por exemplo, sem o consumo suficiente de água, há redução da produção de saliva, das lágrimas e as mucosas também ficam poucos hidratadas, fatores que prejudicam o sistema imune.

Então, mantenha um consumo médio de 2 litros de água mineral por dia. Uma boa forma de ajudar no consumo ideal de água por dia seria: 

7—Chá no lugar do café

Troque um cafezinho do dia por chá. 

O chá é aliado na defesa do organismo contra doenças. Infusões como eucalipto, abacaxi, gengibre com limão e hortelã ajudam o seu corpo a eliminar organismos estranhos. Os compostos servem como expectorante natural, aumentando o combate de infecções e aliviando a respiração e aumentando sua imunidade. 

Viu? Se alimentar de forma saudável no trabalho não precisa ser complicado. 

Basta entender o papel da alimentação e a importância de se alimentar de maneira nutritiva para o bom funcionamento do seu organismo e fortalecimento da sua saúde. 

 

Assine nossa newsletter para mais conteúdos como esse e não esqueça de compartilhar nas redes sociais também, ok? 

Até logo! 

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply