fbpx Skip to main content

É fato que muitos imprevistos acontecem e nem sempre estamos com uma quantia de dinheiro disponível em nossa conta para resolver uma emergência. É nesse momento que pedir um adiantamento salarial pode ser uma ótima solução para suprir essa necessidade.

Pensando nisso, para você entender como funciona o adiantamento salarial, suas vantagens e como solicitar esse benefício – que traz mais qualidade de vida aos trabalhadores – , não deixe de ler o conteúdo de hoje!

4 minutos de leitura.

Adiantamento salarial

Em que consiste o adiantamento salarial?

Como o próprio nome sugere, esse acordo possibilita a antecipação dos valores pagos ao empregado, pela empresa que ele presta serviços, em uma data diferente do pagamento habitual.

Essa alternativa é muito eficiente para os colaboradores, principalmente em momentos tão difíceis como atualmente, onde nem sempre é possível guardar uma reserva de dinheiro para atender a demandas extras do âmbito familiar (como problemas de saúde, por exemplo).

Nesse sentido, mais que um recurso que garante segurança e comodidade ao usuário, o adiantamento do salário possibilita uma melhor relação entre empresa e empregados, ajudando na retenção de talentos e na valorização dos profissionais.

O que diz a legislação sobre o adiantamento salarial?

Segundo a CLT, em seu artigo 462, “Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo”.

Como visto, embora a legislação não trate especificamente do adiantamento salarial, esta resguarda o direito de as empresas fazerem descontos no pagamento em algumas ocasiões, como é o caso deste recurso legal.

Porém, é importante ressaltar que os estabelecimentos não são obrigados a pagar o salário adiantado. Sendo assim, para que isso ocorra, é necessário um acordo legal entre as partes envolvidas, ou seja, entre os contratados e a instituição.

Como as empresas realizam o adiantamento de salários?

Como não existe uma diretriz única para a efetivação desse direito, fica com as empresas a tarefa de criar uma política de pagamento antecipado. Todavia, em geral, as instituições descontam o valor antecipado na própria folha de pagamento.

Quanto ao percentual de adiantamento, aqui não há um denominador comum, porém, na maioria dos casos, esse valor pode chegar aos 40%, pagos entre o dia 15 ou 20 do mês vigente. 

Já o valor antecipado precisa necessariamente ser descontado assim que for pago o resto do salário, devendo a organização respeitar o limite de liquidação da quantia até o 5° dia útil do mês seguinte.

[eBook] Quais os Melhores Benefícios para Dar aos meus Colaboradores

Um guia completo para você entender melhor como dar os benefícios corporativos!

Quais os benefícios do adiantamento salarial?

Além da empresa poder dividir a folha de pagamento e ter funcionários mais entusiasmados – gerando aumento da produção e melhores resultados – , o adiantamento salarial traz outras vantagens. Confira:

  • Sem custos ou juros adicionais: livre-se dos juros abusivos dos empréstimos;

 

  • Maior controle: garantia da proteção e do cuidado da sua família de forma prática e ágil;

 

  • Facilidade e previsibilidade para o Planejamento financeiro: uma solução que traz economia para o usuário e empresa;

 

  • Segurança de um cartão com a tecnologia MaxxCard: tenha liberdade para usar no momento que mais precisa;

 

 

  • Dedução direto na folha de pagamento: sem surpresas no fim do mês, nem para a empresa nem para o colaborador;

 

  • Sem constrangimento ou burocracia: o empregado tem o seu dinheiro em conta de forma automática (após o acordo com o empregador);

 

  • Liberdade para uso: o benefício pode ser usado nos diversos estabelecimentos da rede credenciada completa da MaxxCard.

Precisa desse benefício? Então, conte com a Maxxcard!

Agora que você já sabe tudo sobre esse excelente recurso, com certeza quer saber a melhor opção para contratar esse serviço. 

Pois bem, uma ótima alternativa para as empresas fazerem a gestão eficiente dessa ferramenta, é através do cartão convênio da MaxxCard, o MaxxConvênio!

Para solicitar maiores informações sobre essa solução, não deixe de entrar em contato conosco!

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply