fbpx Skip to main content
Conheça as melhores práticas para gerir e acompanhar o desenvolvimento da sua equipe de casa!

O momento exige resiliência e muita empatia, mas com organização e trabalho em equipe é possível acompanhar a performance da sua equipe mesmo de longe

6 minutos de leitura.

6-Práticas-para-acompanhar-seu-time-fora-do-escritório

Neste exato momento, enquanto você lê esse artigo da sua casa, mais de milhões de pessoas ao redor do mundo trabalharam no combate ao vírus COVID-19, resultado de uma pandemia iniciada em Setembro de 2019 na China.

De modo a evitar o vírus de se espalhar, contaminando assim cada vez mais pessoas, todos fomos solicitados – cada país por seu respectivo governante – a ficar em nossas casas em estado de quarentena, dando assim, tempo para que cientistas e pesquisadores trabalhem na busca por tratamento para o vírus.

Muito embora parecesse uma medida agressiva no começo, após pouco mais de um mês, já têm-se mostrado resultados significativos em diversos países.

É claro que, isso afetou diretamente a rotina de mais de milhões de profissionais que passaram a trabalhar de suas casas, confiando aos gestores o papel de acompanhar a performance de suas equipes de forma completamente remota.

Não se engane ao pensar que você trabalhará menos de casa do que faria do escritório, pois não é verdade.

O desafio de gestão remota, entretanto, é menos complicado do que parece, mas exigirá que você, gestor:

Tenha organização e visão ampla das atividades e entregas do seu time

Muita gente tem visto uma enorme dificuldade, quando o assunto é controle de atividades e entregas dos colaboradores.

Isso porque a chave para que o acompanhamento da sua equipe não escorra pelos seus dedos, é a organização.

A rotina dentro e fora do escritório não deverá mudar muito. A única diferença – aliás a maior de todas se pode dizer – é que não haverá contato físico.

Entretanto, é possível continuar se comunicando com os colaboradores por meio de ferramentas de chat e e-mails fornecidas pela própria empresa ou até mesmo contato telefônico mantendo assim o contato direto.

Preparamos um Infográfico com 4 ótimas dicas de Turbinar sua Produtividade no Home Office, um material excelente para ser compartilhado com seu time e companheiros de trabalho!

Crie uma rotina de acompanhamento

Trabalhar de casa, embora pareça novidade, já é a realidade de algumas grandes empresas que adotaram o Home office parcial como benefício ao colaborador.

Entendendo que de casa, esse colaborador trabalhará da mesma forma que no escritório, com a diferença de reduzir trajetos e custos para a empresa também (Claro!) 

Com a chegada do vírus COVID-19 e a nova rotina, o que fará com a proximidade com o seu time não se perca, será o controle dessas atividades de forma organizada como citamos acima.

Já é possível, encontrar diversas ferramentas de acompanhamento de atividades, quais podemos aqui citar: Pipefy, Trello, Asana, Evernote entre outras já muito conhecidas. 

Para que você possa gerir o time, sem atropelar as demais atividades, o mais indicado é que crie uma rotina de acompanhamento.

E outra maneira de manter-se alinhado com as entregas é realizar reuniões semanais ou quinzenais (dependendo da dinâmica do seu time).

Videoconferências:
Acompanhamento de atividades e gestão de projetos:
Comunicação Interna:
  • Skype: Mais conhecido comunicador empresarial do mundo;
  • Slack: Software de chat interno que permite a criação de canais de comunicação para que grupos e equipes troquem informações rapidamente e de forma segmentada, seja por área de atuação, projeto e etc. Além disso, as pessoas também podem conversar privadamente entre si.
Tenha empatia*

A quarentena, embora traga consigo o sentimento de descanso, para muitas pessoas, será um momento de muita insegurança, ansiedade e estresse especialmente com relação à vida profissional. 

Apenas neste ano, a taxa média de desemprego chegou a ficar em 12,3%, acima da observada 2019, quando foi de 11,9%. 

Ou seja, estima-se que no pico da crise tenhamos um número ainda maior de cidadãos desempregados. 

Em janeiro, na última leitura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 11,9 milhões de desempregados de acordo ao G1.

Este é um momento que exige empatia, para entender que estamos passando por uma pandemia e com ela, chega uma nova realidade que nos obriga a tomar medidas inimagináveis. 

As reações nas redes sociais, tem mostrado cada vez que o aumento da ansiedade e pessoas com depressão. 

Entre os atendimentos sobre o coronavírus, 60% envolvem questões ligadas a ansiedade — trata-se do dobro do normal.

Parte desse processo, é entender que nem todos possuímos os mesmo privilégios e acompanhar o desempenho do colaborador mostrará que a empresa possui uma preocupação genuína quando se tratando da qualidade de vida de seus colaboradores.

Para isso, trabalhe junto ao time de RH

O time de recursos humanos da empresa, é responsável por acompanhar a qualidade de vida e engajamento dos colaboradores com a empresa, e vice-versa.

Entre em contato com o seu RH para entender se existem campanhas de conscientização e ações que vocês possam desenvolver em conjunto para trazer cada vez mais pra perto o seu time mesmo, estando de longe.

#Fiqueemcasa

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply