É comum as pessoas confundirem o setor de recursos humanos e o de gestão de pessoas de uma empresa. Porém, cada um deles possui aspectos distintos.
Por isso, é importante entender qual o papel desses dois departamentos para o negócio, pois assim a instituição pode desenvolver um trabalho mais qualificado.
Para saber a diferença entre Recursos Humanos e Gestão de pessoas, entre outros assuntos relacionados, confira o artigo de hoje!
Recursos Humanos e Gestão de pessoas: qual a diferença?
Em suma, o que diferencia Recursos humanos e Gestão de pessoas são os processos desenvolvidos por eles.
O RH é responsável pela contratação de profissionais, administração de benefícios e salários, avaliações de desempenho, dentre outras tarefas. No geral, os colaboradores ligados a esse setor são contadores, assistentes sociais, advogados, psicólogos, médicos do trabalho etc.
Já a Gestão de pessoas procura focar na contribuição que cada trabalhador tem para a empresa, ou seja, tem o objetivo de ajudar essas pessoas a crescerem emocional e profissionalmente. Prioriza a participação, capacitação e desenvolvimento dos indivíduos, através de ações humanizadas.
Como fazer uma gestão de pessoas estratégica?
Primeiramente, é preciso alertar que grande parte dos negócios deixou de lado o termo “chefe”, graças à implantação de métodos estratégicos dentro do negócio.
Assim, se antes havia uma pessoa autoritária e intolerante ditando as regras, hoje essa figura deu lugar a profissionais que são verdadeiros líderes, expressando um ar humanizado nas relações, ouvindo e dando feedbacks, debatendo soluções e valorizando o capital humano.
Ainda assim, algumas empresas utilizam o termo chefe para indicar o dono do negócio, porém, isso tem sido cada vez mais raro.
Como aplicar a gestão de pessoas na empresa?
Saiba algumas maneiras de fazer essa tarefa com sucesso:
- Desenvolva um plano de carreiras e salários, explicando a remuneração aos funcionários, assim como perspectivas de possíveis aumentos de salários.
- Defina o papel de cada profissional, o fazendo se sentir útil e inserido dentro da empresa.
- Invista em um bom clima organizacional, visando garantir um melhor rendimento do pessoal.
- Valorize a autonomia dos contratados, dando oportunidade deles exporem suas ideias, comentários, sugestões e críticas.
- Incentive o crescimento dos trabalhadores, através de capacitações, objetivando o progresso de habilidades emocionais e técnicas.
- Elabore uma gestão eficiente, começando pela formação adequada do gestor, que precisa estar capacitado para analisar os pontos a se melhorar nos funcionários e na empresa como um todo.
Modelos de gestão de pessoas e como funcionam:
Existem quatro modelos, saiba como funcionam.
Tradicional
Baseado em escala de autoridade, focado nos números. Os funcionários não possuem muita autonomia.
Gestão por competências
Busca a excelência dos colaboradores, por meio do desenvolvimento das habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills). O intuito é valorizar o potencial de cada um, no qual resultará em produtividade para o negócio.
Gestão por desempenho
Firma-se no estabelecimento de metas, ao mesmo tempo que favorece os talentos individuais. Entende que os funcionários trabalham por uma motivação, que os leva a alcançarem as metas propostas.
Misto
É uma junção dos demais modelos, onde o gestor aproveita diferentes maneiras de gerir a equipe.
Conclusão
Percebeu como é relevante explicar a diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas?
Como vimos, os Recursos Humanos e a Gestão de Pessoas são duas áreas que se complementam, e que quando trabalhadas unidas, podem trazer enormes vantagens para todos.
Pensando nisso, a MaxxCard desenvolve soluções pautadas na tecnologia, buscando atender as necessidades do seu negócio, desde um Portal RH cheio de facilidades até uma plataforma completa de gestão de benefícios. Conte conosco!