fbpx Skip to main content
Aprenda como varejistas podem usar a tecnologia para ajudar os seus clientes e meio à pandemia!

Estar presente com mensagens claras e úteis ajudará a garantir que a sua marca siga a oferecer a assistência que os seus clientes mais precisam.

5 minutos de leitura.

Estratégias tenológicas vitais para seu negócio em crise

Enquanto o todos analisam alternativas para que possamos passar pela pandemia do coronavírus com o menor impacto negativo possível e menos contaminação, empreendedores ao redor do mundo enfrentam o desafio de buscar diferentes formas de manter os seus negócios vivos de maneira sustentável sem deixar de atender às necessidades dos seus consumidores.

Com a solicitação do governo brasileiro baseado nas instruções recebidas pela OMS (Organização mundial de Saúde) para que entrássemos em estado de quarentena, a taxa de desemprego aumentou consideravelmente.

Considerando que com o fechamento das lojas, o faturamento dos varejistas diminuiria, levando a uma redução brusca nos custos do negócio para mantê-lo funcionando.

Nessa hora, é preciso usar da criatividade e dos recursos tecnológicos disponíveis para manter o negócio “de pé” por isso, separamos algumas dicas de como o varejista pode aderir à tecnologia à seu favor em meio à crise..

Mantenha-se informado

Todo empreendedor de sucesso entende a importância de se manter informado para alavancagem do negócio. 

Entretanto, em momentos como o que estamos vivendo, estar ciente de como o mercado e o governo estão atuando na economia do país é uma questão de sobrevivência para o negócio.

Crises como essas, são conhecidas pelo impacto econômico direto na vida de empreendedores e trabalhadores de todo o mundo.

Para apoiar a distribuição da informação, o Google, maior ferramenta de pesquisa do mundo, disponibilizou uma página dedicada à assuntos relacionados à pandemia e o combate ao vírus, você pode acessá-la clicando aqui.

Nela você encontrará atualizações diárias de tudo o que está acontecendo não somente no país, mas no mundo todo.

Estar consciente de como tudo está acontecendo te ajudará a entender as necessidades dos seus consumidores atualmente e com isso, adaptar a realidade do seu negócio de forma a seguir entregando produtos/serviços de qualidade aos seus clientes mesmo de longe.

Utilize a internet como ponte de contato entre você e seus clientes

Compras feitas de forma online (sem nenhuma surpresa), já vinham em crescimento brusco especialmente nos últimos 4 anos e ganhou ainda mais força com a crise.

Pois, o comportamento do consumidor, agora impossibilitado de ir às ruas, passa a realizar suas compras de forma 100% online. 

De acordo o site Uol, o Brasil possui cerca de 930 mil sites de e-commerce segundo o estudo “Perfil do E-commerce Brasileiro”, feito por Big Data Corp. e PayPal.

Ou seja, é preciso encontrar formas inovadoras para destacar seu negócio.

Como se destacar em um ambiente tão vasto de oportunidades, você deve estar se perguntando?

Flexibilize as entregas:

Uma vez que o consumidor por tempo determinado, não terá mais a flexibilidade de comparecer ao estabelecimento, flexibilize as entregas à domicílio.

Você não precisa, entretanto, fazer isso sozinho também, é possível contar com o apoio de empresas parceiras que fazem as entregas para seus consumidores por valores acessíveis para seu negócio e para o cliente. 

É o caso de empresas como a Loggi, a Rapiddo entre outras. 

Essas empresas possuem uma frota especializada de motoboys e motoristas para realizar as entregas do seu negócio aos consumidores de diferentes regiões.

Vendedores remotos:

Seus vendedores também poderão fazer uso de ferramentas de chat e comunicação instantânea, tais como: WhatsApp, Skype, entre outras, para efetuar vendas e esclarecer dúvidas de clientes de forma 100% remota.

Nós falamos um pouco mais sobre como gerir seu time de vendas durante a crise aqui no blog, leia para entender novas maneiras de manter seu negócio girando!

Google My Business:

O Google My Business é perfil da sua empresa no mecanismo de busca.

Ele permite que o seu consumidor acesse informações sobre o seu negócio, tais como: horário de funcionamento, telefone de contato, melhor horário para compra, endereço e até avaliação de outros consumidores sobre o seu negócio.

Mantenha o seu perfil do Google sempre atualizado, pois isso permitirá aos seus consumidores ter informações acuradas do seu negócio.

Por exemplo: se devido à pandemia o horário de funcionamento do seu estabelecimento mudou, se os dados de seu site precisa ser atualizado, redes sociais e claro, não se esqueça de fazer essas alterações também no Search e no Google Maps.

Comunique-se com seus consumidores, faça posts no seu perfil comercial e reveja as mensagens dos seus anúncios para compartilhar informações sobre suas medidas de precaução, por exemplo.

O importante é mostrar que o seu negócio está funcionando e que a comunidade local pode contar com seus produtos e serviços.

Mas claro, ressaltando informações como prazos de envio caso alterados, atualizações em seu site e, se possível sempre que puder, estabeleça uma data de entrega estimada.

Redes sociais:

As redes sociais, são um dos canais de maior alcance com públicos de todos os tamanhos e segmentações.

Isso por que 63% da população brasileira está presente em pelo menos 1 rede social, de acordo relatório divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, intitulado “Digital in 2018: The Américas”, onde foi divulgado que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais.

O relatório também constatou que 58% já buscou por um serviço ou produto pela internet. 

O IBGE, por sua vez, divulgou pesquisa que constatou mais de 116 milhões de brasileiros são usuários da de internet. Ou seja, estar presente nas redes sociais aumenta também o alcance de potenciais consumidores.

Seja transparente e canais de comunicação direta com seus clientes

Importantíssimo nesse momento também, é ter transparência com os seus clientes e buscar por alternativas de atender as demandas deles.

Neste momento tão incerto quanto desafiador, a tendência à compra aumenta e os consumidores passam a dar preferência à varejistas preparados.

Por isso, ter informações relevantes e atualizadas quanto ao funcionamento do seu negócio são fundamentais para os consumidores. 

E estar presente com mensagens claras e úteis ajudará a garantir que a sua marca siga oferecendo a assistência que seus clientes mais precisam.

Com resiliência, empatia e organização, todos passaremos por essa crise, juntos e com menos impacto negativo possível. 


E se você ainda não é credenciado, não deixe para depois, faça já parte dos milhares estabelecimentos credenciados Maxxcard, clique aqui e entenda as vantagens de fazer parte dessa equipe

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply