fbpx Skip to main content

Grandes empresas geralmente não dão margem para erros. Por isso, é tão importante conhecer os erros comuns de gestão que seu negócio pode estar fazendo, com o intuito de traçar soluções para reverter essa situação.

Então, continue a leitura e saiba 5 erros comuns de gestão e o que pode ser feito para solucionar estes problemas.

1. Não registrar movimentações financeiras

Ter controle de todo o dinheiro que entra e sai da empresa é fundamental para administrar do melhor modo possível as contas do negócio.

Não tornar esse registro financeiro uma rotina pode ser prejudicial ao empreendimento, já que sem essa atenção, não tem como saber se a instituição está bem ou não.

O que fazer?

O ideal é contar com profissionais capacitados para organizar as contas do negócio. Geralmente, o próprio gestor e o setor de finanças são os responsáveis por essa tarefa.

O objetivo é, então, manter o fluxo de caixa em dia e descobrir maneiras legais de economizar despesas. Alguns pacotes de serviço oferecem isenção tributária ao CNPJ, além de incentivo fiscal para empresas do Lucro Real, por exemplo.

2. Falta de zelo com os deveres fiscais

Toda organização possui suas responsabilidades fiscais e trabalhistas, por isso não dá para relaxar nesse ponto. 

O que fazer?

É fundamental pagar os impostos em dia, não somente para honrar o nome do negócio, mas também para evitar multas e sanções que prejudiquem o desempenho financeiro do empreendimento.

Aliás, um dos erros comuns de gestão é não aproveitar os descontos oferecidos ao negócio, já que esse valor ganho serve para incrementar o caixa do estabelecimento e, a médio ou longo prazo, pode ser suficiente para lançar um novo produto ou fazer um novo investimento.

3. Não fazer controle de estoque

Trabalhar com cenários diversos é a melhor alternativa para prevenir sua empresa de desastres econômicos em períodos de baixa lucratividade. 

Sendo assim, é preciso considerar perspectivas otimistas e também negativas quanto ao faturamento, pois somente dessa forma dar para estipular soluções de acordo com a fase enfrentada.

O que fazer?

Além de traçar metas realistas para a empresa, é bastante útil definir metas financeiras para um determinado período de tempo, levando em conta as variáveis envolvidas, como perfil dos clientes, taxa de procura, quantidade de estoque etc.

4. Dificuldade de precificar os produtos

Colocar um preço justo sobre os seus produtos é um dos maiores desafios para o empreendedor. Na verdade, muitos desconhecem as variáveis que devem ser consideradas ao estipular um valor coerente para o seu serviço ou produto vendido.

O que fazer?

Para estipular um valor justo para o negócio e o cliente, vale a pena considerar: valor dos impostos, da aquisição ou produção, do armazenamento e transporte.

5. Não investir no time de colaboradores

O sucesso de uma companhia está intimamente ligada ao desempenho profissional dos seus funcionários, haja vista que eles desempenham os serviços, colaborando para que as metas da empresa sejam batidas.

Portanto, nada mais justo que investir nessas pessoas, incentivando-as no trabalho e oferecendo motivos para continuarem trabalhando na companhia

Por isso, não valorizar esses trabalhadores é um dos erros comuns de gestão que precisam ser resolvidos.

O que fazer?

Existem muitas maneiras de incentivar os colaboradores de uma organização, mas de forma geral, essa tarefa pode ser iniciada com a correta aplicação dos direitos do trabalhador, como por exemplo, o pagamento do vale alimentação em dinheiro ou cesta básica.

Essa iniciativa pode ser melhor oferecida através do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), um formato em que o gestor oferece o pagamento destinado à alimentação do colaborador e como “prêmio”, recebe a dedução de 4% sob o Imposto de Renda.

O melhor é que esse programa tem fácil adesão pela empresa, ao mesmo tempo que traz vantagens tanto para a companhia como para os funcionários. 

Dessa forma, além dos direitos assegurados pela CLT, como 13° e férias, o trabalho pode ser beneficiado com o pagamento do auxílio refeição/alimentação através do PAT

Conclusão

Acabamos de detalhar 5 erros comuns de gestão que podem prejudicar o desempenho da sua empresa. Esperamos que você aplique as dicas que mencionamos e obtenha sucesso nos seu empreendimento!

Leave a Reply