fbpx Skip to main content
Você sabe como manter a produtividade mesmo trabalhando de casa? Não? Então aqui vai 4 dicas para você ser mais produtivo trabalhado em casa!

Trabalhar de casa, pode parecer desafiador principalmente para quem tem filhos. Mas a verdade é que, se bem aproveitado, esse modelo pode gerar muitas vantagens ao profissional”.

7 minutos de leitura.
4 dicas para manter a produtividade trabalhando de casa 1 abril 14th, 2021

Com a chegada da pandemia do COVID-19, praticamente todos os países aderiram ao isolamento social como forma de impedir que o vírus se espalhe rapidamente e também para que cientistas de todo o mundo encontrem soluções de prevenção e tratamento do vírus, que até poucos meses atrás não se sabia nada a respeito.

Empresas de todo o mundo passaram a adotar ao modelo de trabalho conhecido como Home office (“Trabalhar de casa” em tradução literal), de forma a respeitar as medidas de isolamento social. O que mexeu abruptamente com a rotina de muitos trabalhadores que tiveram que se adequar a uma realidade até então, desconhecida.

E foi pensando nisso, que separamos aqui algumas dicas para que você consiga adaptar sua rotina, operando suas atividades sem afetar sua performance profissional, tampouco sua qualidade de vida.

Resiliência: É preciso entender que existe uma nova realidade

Pode parecer um pouco confuso no começo, mas a verdade é que uma nova realidade se faz presente e é preciso resiliência para se adaptar em meio a pandemia.

O termo resiliência é originário da física e está relacionado com a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.

Não significa que tudo seja um mar de rosas, sabemos disso.

Em momentos como este, é preciso um cuidado especial com o emocional, porque entender que momentos de crise exigem medidas inesperadas pode acalmar a ansiedade que a mudança de rotina pode trazer.

Então lembre-se de que o isolamento social faz parte de uma medida provisória adotada mundialmente que impactará positivamente no futuro não somente a você mas a vida de bilhões de pessoas e ecossistemas.

Então vamos às dicas.

1 – Crie uma rotina de trabalho adaptada

Quando você acorda pela manhã e sai para trabalhar você condiciona seu cérebro para execução das atividades do dia.

Quando estamos em nossa casa, entretanto, transmitimos ao nosso cérebro a mensagem de conforto e relaxamento. Esses dois mundos precisam se unir. Tomar café pela manhã, ler ou se exercitar, são sinais de que “o dia começou”.

Sendo assim, crie pequenas atividades que enviem para o seu cérebro a mensagem de que “é hora de trabalhar” incorporando a responsabilidade do trabalho na sua rotina home office.

Algumas pessoas, possuem maior facilidade em trabalhar e dar foco de qualquer lugar que esteja. Outras nem tanto. Por isso, é necessário que se encontre um ambiente apropriado na sua casa para trabalhar, o local também tem a função de ativar no cérebro a mensagem de que ali se executará tarefas relacionadas ao trabalho. Então evite trabalhar na cama, de pijama e chinelo por exemplo

DICA BÔNUS:

Ao acordar, troque de roupa como se fosse ao trabalho, essa ação permitirá que seu corpo entenda que é hora de trabalhar, aumentando sua produtividade e reduzindo distrações.

Aliás, falando em distrações: elas são um dos maiores desafios do profissional que exerce funções de forma remota.

Dessa forma, para manter seu cérebro motivado, evite se dedicar a atividades que não estejam relacionadas à sua rotina de trabalho. Uma forma de fazer isso é por exemplo, separar um horário para lavar a roupa em vez de parar de fazer aquela apresentação que você está finalizando para estender uma roupa.

“…trabalhar remotamente, não significa que você está disponível o tempo todo”.

2 – Encontre uma estratégia que facilite sua vida

Existem diversas estratégias conhecidas e de eficácia comprovada para tornar seu dia de trabalho mais produtivo trabalhando de casa.

Separamos um infográfico incrível com 4 estratégias para você escolher a que mais tem a ver com o seu perfil

Uma das mais conhecidas são as listas. Separe suas atividades por ordem de prioridade e execute-as com respeito às entregas, horários de reuniões e pequenas pausas. Essas pausas te ajudarão a estabelecer um respiro entre uma atividade concluída e outra.

IMPORTANTE: As pausas não podem ser muito longas para não te desanimar. Ok?

Querer executar todas as atividades em um dia só, também não é a melhor opção.

Gerenciamento do tempo, nesses casos será um ótimo aliado, pois dessa forma você estará cumprindo os seus deadlines sem comprometer seu desempenho e sem se sobrecarregar também. E por falar nele…

3 – Crie uma agenda e gerencie seu tempo

Trabalhando de casa, você vai perceber um fenômeno que apelidamos carinhosamente como: “muito mais ou muito menos” que é exatamente o que o nome sugere, ou você trabalhará muito mais do que normalmente faria dentro do escritório, ou você se deixará levar pelas distrações e com isso, trabalhar de menos.

Mas não se preocupe, esse é um erro comum cometido por profissionais que iniciam atividades remotas. E é por isso, que aprender a gerenciar seu tempo te ajudará a entender que trabalhar de casa não significa abrir mão dos seus demais compromissos.

Estipule prazos e horários tão rígidos quanto o que faria dentro do escritório. Isso não significa preencher todo seu dia com trabalho. Considere na sua agenda pausas e momentos de atividades também, se tiver filhos, inclua atividade com eles, atividades que te tragam prazer.

Mas lembre-se de agendá-las para depois do horário de trabalho. Afinal trabalhar remotamente, não significa que você está disponível o tempo todo.

4 – Está tudo bem em sentir a falta dos meus colegas

Trabalhar remotamente pode parecer solitário. Afinal, você estará sozinho, sem aquele amigo do lado para papear. Mas não precisa ser, trabalhar de forma remota exige muita colaboração na verdade, e isso pode ser feito com a ajuda de ferramentas de videochamadas das mais diversas.

É possível encontrar ferramentas para todo o tipo de perfil, como Hangouts do Google, Zoom e até o próprio WhatsApp entre muitas outra que com as quais você poderá realizar reuniões com seus colegas, parceiros e realizar tomadas de decisão, além de respeitar as medidas de isolamento social 

 

Viu? não precisa ser um bicho de sete cabeças e a gente quer te ajudar nessa jornada. 

Então assine nossa newsletter para mais conteúdos como esse e compartilhe nas redes sociais. 

Vamos juntos criar uma rede de apoio para enfrentar a pandemia? #Ficaemcasa 

Até a próxima.

Conversa GRATUITA com especialista

Agende uma conversa com nosso consultor e se prepare para melhorar a performance da sua equipe!

Leave a Reply